TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto Oi HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO

Artigos Científicos: Caso Concreto Oi HISTORIA DO DIREITO BRASILEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

CASO CONCRETO 01

O aluno deverá assistir aos seguintes filmes:

"Desmundo" (dirigido por Alain Fresnot, roteiro baseado no livro Desmundo, de Ana Miranda) - ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores, com a finalidade de minimizar o nascimento de filhos com índias. (http://www.youtube.com/watch?v=oxQe_BeRba0).

"Como era gostoso o meu francês" (dirigido por Nelson Pereira dos Santos) - No Brasil de 1594, um aventureiro francês prisioneiro dos Tupinambás escapa da morte graças aos seus conhecimentos de artilharia. Segundo a cultura Tupinambá, é preciso devorar o inimigo para adquirir todos os seus poderes, no caso saber utilizar a pólvora e os canhões. Enquanto aguarda ser executado, o francês aprende os hábitos dos Tupinambás e se une a uma índia e através dela toma conhecimento de um tesouro enterrado e decide fugir. A índia se recusa a segui-lo e após a batalha com a tribo inimiga, o chefe Cunhambebe marca a data da execução: o ritual antropofágico será parte das comemorações pela vitória. (http://www.youtube.com/watch?v=MVoP4IxV10w).

ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA:

OS DIREITOS HUMANOS - SUA HISTÓRIA E ATUALIDADE

AFINAL, O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?

São os Direitos e liberdade básicos de todos os seres humanos.

OBJETIVO:

Esta primeira atividade busca capacitar o auno a conceber o que são os Direitos Humanos, a partir da apresentação de vídeos de situações reais de violações, combinado com a leitura reflexiva de texto retirado de sítio da Internet.

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

Proporcionar ao aluno uma visão conceitual acerca dos Direitos Humanos, em particular, a partir da consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

DESENVOLVIMENTO:

Muita gente tem a idéia de que "esse negócio de Direitos Humanos é coisa prá bandido". Será que é isso mesmo? Afinal, o que são os Direitos Humanos e quem são os seus titulares? Para responder a estas perguntas esta primeira fase de nossa Atividade Estruturada, propõe:

1. O aluno deve assistir aos vídeos (Youtube) encontrados nos sítios:

a) O Trabalho Infantil http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI&NR=1

O Trabalho ou mão de obra infantil é crime de acordo com o estatuto da criança e adolescente o ECA. Mais de 200 milhões são trabalhadores infantis e mais de 100 milhões estão nas piores formas de trabalhos infantil e milhões nunca irão à escola. Das crianças trabalhadoras do mundo, algumas tem só 5 anos de idade e a maioria menos de 15 anos e estão em atividades perigosas como também exploração sexual, escravidão, servidão por dívida, trabalho forçado, conflito armado. Mas o mundo e principalmente o Brasil está mudando milhões de crianças não estão mais trabalhando, houve, redução da mortalidade infantil, as criações dos Conselhos Tutelares que defendem os Direitos das Crianças e adolescentes, como também o juizado especial da infância e juventude e a C.L.T que proíbe rigorosamente o trabalho Infantil. Abaixo dos 15 anos de idade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com