TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Dos Exploradores De Caverna

Artigo: Caso Dos Exploradores De Caverna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

Era sabido que os exploradores carregavam com eles escassas provisões, [] ansiedade existiu desde o começo de que eles teriam encontrado a morte devido à desnutrição, antes que o acesso a eles pudesse ser obtido. No vigésimo dia de sua prisão na caverna, foi descoberto, pela primeira vez, que foi levada uma maquina sem fio, capaz de enviar e receber mensagens. Eles solicitaram para serem informados de quanto tempo demoraria para serem liberados. [] responderam que pelo menos dez dias seriam necessários []. Os espeleologistas presos dentro da caverna descreveram a sua condiçao e as rações que foram levadas com eles, perguntaram uma opinião médica se eles teriam uma chance de sobreviver sem comida por dez dias. O chefe do comitê médico afirmou que haviam poucas possibilidades de sobrevivência. O comunicador ficou em silencio por oito horas. [] Whetmore, falando por todos, inclusive por ele mesmo, perguntou se eles teriam condições de sobreviver por mais de dez dias consumindo carne do corpo de um deles. O médico, com relutância, respondeu de forma afirmativa [].” (p.18).

“Dos depoimentos dos réus, que foi aceito pelos jurados, parece que foi Whetmore quem, primeiramente, propôs que deveriam usar como nutrientes, [] a carne de um dos presentes []”.

O caso dos exploradores de cavernas, é um caso muito controverso pois é uma tragédia que ocorreu devido a situação de desespero em que os réus se encontravam. Porém, é interessante estudar a obra por estimular o leitor a analisar diversos fatores sociais, históricos e jurídicos que estão implícita e/ou explicitamente inseridos no caso. Foi possível observar as idéias que serviram de base para a construção dos discursos geniais de cada um dos ministros. Deve-se atentar também para o conteúdo trabalhado no livro, são diversas questões importantes para o estudo da ciência jurídica, como o caráter positivista do Direito, conceitos de estado natural e estado civil, hermenêutica, e principalmente a jurisprudência.

[...] “Assim, concluo que em todos os aspectos sob os quais este caso poderá ser visto, esses réus são inocentes do crime de assassinato de Roger Whetmore, e que a condenação deverá ser negada” (p.34). “TATTING, J. (Ministro): No desempenho das minhas funções como ministro deste tribunal, normalmente sou capaz de dissociar os lados emocional e racional das minhas reações, e decidir o caso apresentado, unicamente com base na racionalidade. Tenho esperança de que seria capaz de colocar estas emoções contraditórias de lado [ . [...]

[...] (p.69) Conclusão O caso dos exploradores de cavernas, é um caso muito controverso pois é uma tragédia que ocorreu devido a situação de desespero em que os réus se encontravam. Porém, é interessante estudar a obra por estimular o leitor a analisar diversos fatores sociais, históricos e jurídicos que estão implícita e/ou explicitamente inseridos no caso. Foi possível observar as idéias que serviram de base para a construção dos discursos geniais de cada um dos ministros. Deve-se atentar também para o conteúdo trabalhado no livro, são diversas questões importantes para o estudo da ciência jurídica, como o caráter positivista do Direito, conceitos de estado natural e estado civil, hermenêutica, e principalmente a jurisprudência. [...]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com