TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Castelo Branco

Por:   •  28/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Castello Branco e outros grupos militares, em 1964, lideraram um movimento que iniciou o golpe de Estado contra João Goulart. Muitos acreditavam que essa intervenção militar seria apenas por um tempo, para que, depois, o regime democrático voltasse; porém, o regime militar instalado por esse golpe se estendeu por 21 anos.

Castelo Branco, em seu cargo de presidente, iniciou a promulgação dos chamados Atos Institucionais, os quais os militares legitimavam para si próprios direitos extra constitucionais.  A realidade era que o primeiro governo do regime militar procurava beneficiar as classes econômicas que apoiaram o golpe, os integrantes das indústrias e das elites rurais. O governo também passou a incentivar o investimento internacional e a produção dos bens duráveis; porém, essas medidas só atingiam as classes mais altas da sociedade.

Em seu governo, Castello Branco foi pressionado por militares direitistas radicais para realizar uma série de Inquéritos Policiais Militares (IPMs). Os IPMs tinham o objetivo de castigar os cidadãos que tivessem relação com o governo de João Goulart ou que fossem contra ao novo governo. As greves foram proibidas e houve intervenção governamental em praticamente todos os sindicatos trabalhistas. Além disso, outras instituições foram proibidas de exercer alguma atividade como a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Durante seu governo foram criados o Serviço Nacional de Informações (SNI), responsável por manter o governo informado de tudo o que se passava no país; o Conselho Monetário Nacional; e o Banco Central. Foram instituídos também o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

 Também foram estabelecidas a Lei de Imprensa (1967), que restringia a liberdade de expressão, e a Lei de Segurança Nacional. Um ano após assumir o cargo, os preços em todo o país começaram a crescer, ocorreu, também, o aumento do desemprego e a redução dos salários estimulando o descontentamento da população. Ele deixou o cargo em março de 1967 e morreu cerca de quatro meses depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com