TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Camilo Castelo Branco “UNICASTELO”

Por:   •  7/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.827 Palavras (24 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 24

Universidade Camilo Castelo Branco “UNICASTELO”

Curso de Psicologia - Campus São Paulo

Dinâmica de Grupo em Contexto de Seleção

SÃO PAULO

2015

Universidade Camilo Castelo Branco “UNICASTELO”

Curso de Psicologia - Campus São Paulo

Alessandra Rossi Pontes

Antonio Rossi Pontes Junior

Carla Cristina Coelho

Paola Martins Carvalho

Dinâmica de Grupo em Contexto de Seleção

[pic 1]

São Paulo

2015

SUMÁRIO

        

1. INTRODUÇÃO        12

2. LEVANTAMENTO BIBLIOGRAFICO        12

3. RESULTADO/DISCURSÃO        13

3.1. Caracterização da Instituição        15

3.2. Entrevista com a coordenadora do grupo        15

3.3. Relatório da Observação        16

3.4. Relatório Geral        16

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        16

6. ANEXOS        16

7.1. Projeto        16

7.2. Instrumentos        16

7.3. Relatórios Parciais de Visitas        16


RESUMO

As empresas estão atrás de melhores resultados, para isso vão à busca de profissionais capacitados e que se adéquem aos objetivos da empresa. A área de recrutamento e seleção se torna parte fundamental no processo estratégico organizacional, pois é por meio dela que o capital humano será identificado e selecionado. Para tanto são desenvolvidos métodos para identificar e avaliar o comportamento humano e escolher a característica adequada para o preenchimento das vagas disponível, principalmente a dinâmica de grupo para que assim, entre empresas e pessoas possa existir uma troca de benefícios. Este estágio ressalta a dinâmica de grupo em contexto de seleção de uma empresa com seguimento em Avaliação Psicológica e para Porte de Arma de Fogo, com o objetivo de observar a utilização de uma dinâmica de grupo para integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento entre as pessoas recrutadas para o perfil da vaga. O método utilizado foi roteiro de Observação, questionário e entrevista Semi-Dirigida. Assim, foi possível identificar as técnicas utilizadas de uma dinâmica de grupo no contexto de recrutamento e seleção da empresa foco do estudo e compará-las aos insumos teóricos apresentados no Referencial Teórico.

Palavras-chave: Dinâmica de Grupo. Recrutamento. Seleção.

1. INTRODUÇÃO

Com o projeto de estágio supervisionado básico proposto, busca-se estabelecer a relação da dinâmica de grupo com a área de Psicologia do Trabalho, tem como objetivo a integração dos conteúdos teóricos estudados com a experiência de contato com a prática profissional, além da articulação promovida pelas supervisões. Com isso, vai proporcionar a este grupo de estágio o contato com situações, contextos e a instituição onde foi realizada uma dinâmica em grupo, aprimorando nossa aprendizagem e utilizando as competências e habilidades desenvolvidas nessa disciplina. Assim, foi desenvolvido a escrita de projeto, relatórios e o relatório final.

A dinâmica de grupo foi observada na empresa Instituto de Psicologia Psico Logica LTDA, localizada, Rua Mamoré, 491 - Bom Retiro/SP, que atua no segmento de Recrutamento e Seleção.

Foi realizada uma observação da aplicação de uma dinâmica a um grupo, composto por nove integrantes do sexo feminino, maiores de idade, candidato ao cargo de Assistente Administrativo.

O estágio teve como objetivo observar a utilização de uma dinâmica de grupo para integrar, desinibir, divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento entre as pessoas recrutadas para o perfil da vaga. E o objetivo específico foi caracterizar a instituição e o grupo, conhecendo o perfil de candidato buscado e as demais etapas do processo seletivo, descrevendo as etapas da dinâmica em grupo que foi aplicada, e os resultados obtidos com a dinâmica, articulando a experiência do estágio com conteúdos teóricos estudados.

Foi observada a aplicação de uma técnica de dinâmica de grupo cuja finalidade foi contribuir para o processo seletivo de candidatos ao cargo de Assistente Administrativo, sendo uma ferramenta que facilita refletir sobre situações cotidianas. O grupo de estágio se propôs a observar e descrever o processo de aplicação da técnica, “Perdidos na Lua”. Na observação notamos que é necessário para um processo de Recrutamento e Seleção correto, deve haver profissionais capacitados e métodos eficientes para determinar o colaborador adequado à vaga disponível, e isso foi facilitado pela dinâmica de grupo que observamos para o profissional na área de Administração (assistente), que foi recrutado, o interessante foi que esse processo de Recrutamento e Seleção foi rápido, simples e eficaz na contratação do colaborador. Com a experiência adquirida nesse estágio supervisionado completaremos nosso aprendizado na disciplina, o que tem muita relevância para a formação do profissional da psicologia.

A metodologia utilizada foi uma empresa de Recrutamento e Seleção que realizou uma dinâmica de grupo com intuito de selecionar um colaborador para uma vaga de Assistente Administrativo com relação à importância da dinâmica de grupo e seu desenvolvimento, para a realização do projeto de estágio em Dinâmica e Gestão com pessoas. Os sujeitos foram um grupo de candidatos para uma vaga de assistente administrativo, os instrumentos utilizados foram roteiro de observação e questionário e por fim o procedimento foi observação e entrevista Semi-Dirigida.

        


2. LEVANTAMENTO BIBLIOGRAFICO

Ao falar em dinâmica de grupo, não poderíamos deixar de mencionar Afonso, Lucia (2002), cuja é a autora que estamos introduzindo o estudo de Psicologia Dinâmica de Grupo com Pessoas.

Segundo Afonso Lucia (2002, p. 27) grupo é um conjunto de pessoas unidas entre si porque se colocam objetivos e ou ideais em comum e se reconhecem interligadas por estes objetivos e ou ideias. Para estar dentro dessa definição, um grupo deve ter relações face a face, isto é, todos os seus membros se conhecem e se reconhecem unidos no grupo. Entretanto mesmo tendo objetivos em comum, os participantes do grupo continuam tendo a sua individualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)   pdf (365.7 Kb)   docx (839.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com