TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cimento E Adçoes

Casos: Cimento E Adçoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

Exceto as terras diatomáceas, todos os materiais pozolânicos naturais são derivados de rochas ou minerais vulcânicos. Durante erupções vulcânicas explosivas o esfriamento rápido do magma, composto principalmente de aluminossilicatos, resulta na formação de vidros ou fases vítreas com estruturas desordenadas.

Classificação Composição química e mineralogia Características das partículas

Cimentantes e pozolânicos

Escória granulada de alto-forno (cimentante) Na maior parte silicatos vítreos contendo principalmente cálcio, magnésio, alumínio e sílica. Podem estar presentes em pequena quantidade compostos cristalinos do grupo da melilita. O material não processado tem a dimensão da areia e contém 10 a 15% de umidade. Antes de empregado deve ser seco e moído até partículas menores que 45 m (comumente cerca de 500m²/kg de finura Blaine). As partículas têm textura rugosa.

Cinza volante alto-cálcio (cimentante e pozolânico) com alto teor de cálcio Na maior parte de vidro de silicato contendo principalmente cálcio, magnésio, alumínio, e álcalis. A pequena quantidade de matéria cristalina presente consiste geralmente de quartzo e C3A; podem estar presentes cal livre e periclasio; CS e C4A3S podem estar presentes em carvões de elevado teor de enxofre. O carbono não queimado é comumente inferior a 2%. Pó com 10-15% de partículas maiores do que 45 m (comumente 300-400 m²/kg de finura Blaine). Muitas partículas são esferas sólidas menores do que 20 m de diâmetro. A superfície da partícula é geralmente lisa mas não limpas quanto as cinzas volantes de baixo teor de cálcio.

Pozolanas altamente reativas

Microssílica É essencialmente constituída de sílica pura na forma não cristalina. Pó extremamente fino consistindo de esferas sólidas de diâmetro médio de 0,1 m (área específica, por adsorção de nitrogênio, de 20 m²/g).

Cinza de casca de arroz É essencialmente constituída de sílica pura na forma não cristalina. As partículas são geralmente menores do que 45 m mas são altamente celulares (área específica, por adsorção de nitrogênio, de 60m²/g)

Pozolanas comuns

Cinza volante de baixo teor de cálcio Na maior parte vidro de silicato contendo alumínio, ferro, e álcalis. A pequena quantidade de matéria cristalina presente consiste geralmente de quartzo, mulita, silimanita, hematita, e magnezita. Pó com 15-30% de partículas maiores que 45 m (comumente 200 a 300 m²/kg de finura Blaine). A maior parte das partículas são esferas sólidas com 20 m de diâmentro médio, podem estar presentes cenosferas e plerosferas.

Materiais naturais As pozolanas naturais contêm quartzo, feldspato e mica, além de vidro de aluminossilicato. As partículas são moídas abaixo de 45 m, na maior parte e têm textura rugosa.

Pozolanas pouco reativas

Escória de alto-forno resfriada lentamente, cinza de grelha, escória, cinza de arroz queimada em campo. Consiste essencialmente de silicatos cristalinos e somente uma pequena quantidade de matéria não cristalina. Os materiais devem ser moídos a um pó muito fino para desenvolver uma certa atividade pozolanica. As partículas moídas têm textura rugosa.

Devido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com