TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classicismo

Resenha: Classicismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Resenha  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

Classicismo/ Quinhentismo- 1500-1600

Portugal: -Literatura produzida durante o renascimento.

- Substitui a fé medieval pela razão (racionalismo)

- Medida nova (versos decassílabos)

- Antropocentrismo

- Renasce a cultura Greco-latina

-Mitologia Greco-latina ( deuses do Olímpo APOIAM, mas quem transforma o mundo é homem)

- Racionalismo

Luis de Camões: Principal escritor português desse período

OBJETIVOS DE PORT NO BRA:

- Expandir território

-Acumular riquezas

- Expandir o cristianismo

-Faltava uma obra que traduzisse o sentimento de euforia e nacionalidade que os portugueses sentiam, e quem criou essa obra foi Luis de Camões com seu poema épico : Os Lusíadas. Ele gostava de duelos (onde perdeu um olho), acompanhava expedições, exílio na África. Esse poema foi a principal expressão do renascimento português.

-Poesia lírica de Camões: Poemas em medida velha (redondilhas), poesia palaciana,medida nova (versos decassílabos), influência de iluministas italianos. Composição: soneto, éclogas, odes, oitavas e elegias. Temas: neoplatismo amoroso, reflexão filosófica (sobre os desconcertos do mundo) e a natureza ( confidente amoroso do amante que sofre).

Na lírica amorosa, o eu-lírico nega a realização física do amor por entender que o sexo estraga o verdadeiro Amor.

Na lírica filosófica: os poemas de Camões revelar um homem descontente com os rumos de seu tempo, insatisfeito com a nova ordem de valores que se instala naquele momento histórico, de transição para o mundo burguês.

-Poesia épica: OS LUSÍADAS- narra feitos heróicos dos portugueses que se lançaram ao mar, em uma época que se acreditava em abismos e monstros marinhos. Líder-vasco da gama, os lusos ultrapassaram os limites marítimos conhecidos e chegaram até a Índia. Narra a história de Portugal, nos momentos decisivos de sua formação, respondendo ao anseio nacionalista da época. O autor narra inquietações suas quanto a busca desenfreada dos portugueses por riquezas e poder. Na obra também há interferência dos deuses da mitologia nas ações humanas, porém o paganismo convive com idéias do cristianismo já que era essa a religião do autor e dos portugueses em geral. A inquisição existia na época e chegou a por em virtude a publicação da obra os Lusíadas pelo falo da presença de paganismo.

Estrutura da obra: apresenta 1102 estrofes organizadas em oitava-rima -> estrofes com oito versos sendo os 6 primeiros versos tendo rimas alternadas entre e os dois últimos rimam entre si (A B A B A B C C ).

CLASSICISMO

Quanto ao conteúdo

• Idealização amorosa, neoplatismo

• Predomínio da razão

• Paganismo

• Influência da cultura Greco-romana

• Antropocentrismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com