TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Barroco X Classicismo

Ensaios: Barroco X Classicismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  1.871 Visualizações

Página 1 de 10

Barroco X Classicismo

O Barroco

No inicio do século XVII, o Classicismo já estava perdendo sua força. O Classicismo esgotou as inovações trazidas do Renascimento e pouco a pouco foi deixando de ser o centro dos acontecimentos culturais. Então surgiu o Barroco.

Na arte o Barroco marcou um momento de crise espiritual da sociedade europeia. O homem do século XVIII era um homem dividido entre duas formas de ver o mundo. De um lado o paganismo e o sensualismo vindos do Classicismo, e de outro uma grande domínio da religiosidade que se remota ao teocentrismo medieval.

Duas tendências de estilo se manifestam no barroco:

• Cultismo: gosto pelo rebuscamento formal caracterizado por jogos de palavras, grande numero de figuras de linguagem e vocabulário sofisticado, e pela eploração de efeitos sensórias tais como som, forma, volume,sonoridade, imagens violentas e fantasiosas.

Exemplo:

“O todo sem a parte não é todo,

A parte sem o todo não é parte,

Mas se a parte o faz todo, sendo parte,

Mas se diga que é parte, sendo todo.

Em todo o sacramento esta Deus todo,

E todo assiste inteiro em qualquer parte,

E feito em partes todo em toda parte,

Em qualquer parte sempre fica o todo.”

(Gregório de Matos)

O poema é caracterizado pela linguagem culta e enfatizada pelo jogo de palavras. O jogo de palavras e o uso das figuras de linguagem, no caso antítese entre “parte X todo”.

• Conceptismo: valoriza o raciocínio logico e ocorre principalmente na prosa e é marcado pelo jogo de ideias seguidas de um raciocínio que utiliza um vocabulário aprimorado, com a intensão de convencer, ensinar, chegar a uma conclusão logica.

Exemplo:

“Mui grande é o vosso amor e meu delito,

Porém poder ter fim todo o pecar,

E não o vosso amor que é infinito.

Essa razão me obriga a confiar

Que, por mais que pequei, neste conflito,

Espero, em vosso amor me salvar.”

Comparação das características do Barroco e com as do Classicismo

Conflito entre visão antropocêntrica e teocêntrica Vs Antropocentrismo:

De um lado o paganismo e o sensualismo do Classicismo (Visão antropocêntrica). Em outro existe uma forte onda de religiosidade que lembrava o teocentrismo medieval. Dividido entre os prazeres do Classicismo e o fervor religioso, o homem barroco oxila entre a celebração do corpo, da vida terrena, do gozo mundano e do pecado, os cuidados com a alma visando à graça divina e a salvação para a vida eterna.

Daí as preferencias por temas opostos: espirito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno, tudo isso gerou a preocupação com a brevidade da vida – Carpe diem – o conflito entre alma e corpo.

Exemplo do antropocentrismo:

Exemplo:

Nesta obra barroca podemos perceber o conflito entre as divindades religiosas com o sensualismo e o prazer carnal. Sendo assim temos o conflito entre a visão antropocêntrica e teocêntrica.

Oposição entre o mundo material e o mundo espiritual, visão trágica da vida Vs. Equilíbrio.

O Barroco tenta consolidar duas concepções de mundo opostas: a medieval é a renascentista ( Classicismo). Assim, o gosto pelas coisas terrenas, as satisfações mundanas e carnais trazidos pelo Classicismo que era caracterizado pelo racionalismo, equilíbrio, clareza fundem-se a valores espirituais trazidos pela Contra Reforma.

Com ideias medievais, teocêntricas e subjetura e nasce uma forma de ver conflituosa resultante da oposição entre o mundo material e o mundo espiritual e até mesmo uma visão trágica da vida. Então a arte barroca oscila entre o clássico – pagão - e o medieval – cristão.

A arte clássica procura a pureza formal, o e predomínio da razão sobre os pensamentos.

Exemplo:

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

Muda-se o ser, muda-se a confiança,

Todo o mundo é composto de mudança,

Tomando sempre novas qualidades.”

(Camões)

O poeta chega à conclusão de que o tempo, tudo muda.

Conflito entre fé e razão Vs. Racionalismo.

A igreja católica tenta recuperar o teocentrismo através da Contra-Reforma e o homem barroco não deseja perder a visão antropocêntrica, assim tenta conciliar razão e fé, corpo e alma, espiritualismo e materialismo.

Exemplo:

“Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,

Da vossa alta clemencia me despo,

Porque quanto mais tenho deliquedo

Vós tem perdoar mais empenhado.”

No Classicismo o uso da razão predomina sobre os sentimentos, se para fizermos o uso da razão chegaremos a ter um conhecimento seguro: através do mundo das ideias, elas são eternas.

“O tempo cobre o chão de verde manto,

Que já foi coberto de neve fria,”

O eu lírico constata que na natureza, o tempo é regularmente cíclico. Após a neve fria é certo que vem a primavera com seu “verde manto”.

Cristianismo Vs Paganismo

A cultura grega e romana eram anteriores a cristo, e exprimem crenças e valores pagãos, fruto do gosto renascentista pelo estudo da cultura pagã. Então religiosidade medieval e paganismo renascentista,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com