TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Colonias América Espanhola

Tese: Colonias América Espanhola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  Tese  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

Aula 30A

1 - Cite os elementos que permitiram a independênciadas colônias da América Espanhola.

O desenvolvimento industrial inglês, onde a Inglaterra tornou-se a principal nação exportadora de produtos manufaturadosdevido a Revolução Industrial; o desenvolvimento das colônias que gerava o aparecimento de novas camadas sociais, de núcleos urbanos e de quadros administrativos; os interesses entre colônia e metrópole tornaram-se antagônicos; desigualdade de tratamento, favorecendo os chapetones (nascidos na Espanha) e prejudicando os criollos (brancos nascidos na América); A política fiscal, que provocou diversas reações; influência de ideias iluministas; exemplo da independência dos EUA; invasão da Espanha pelas tropas de Napoleão.

Aula 31A

1 - O que ficou estabelecido no congresso do Panamá e quais as causas do fracasso?

Pretendia-se concretizar o ideal de unidade política entre os povos hispano-americanos com o estabelecimento de uma força militar comum e o fim da escravidão em toda a extensão continental. As causa do fracasso foram: hostilidade da Inglaterra que não queria o nascimento de uma potência que a tratasse de igual para igual; desconfiança dos EUA, que não desejavam um concorrente na América; as divisões que existiam nos estados recém-fundados e a desconfiança mútua, incentivada pela diplomacia inglesa, contribuíram decisivamente para o fracasso do Congresso.

2 - Descreva Cuba e EUA no final do século XIX e início do XX.

Como consequência das teses de Mahan, os estadunidenses realizaram intervenções na Amércia Centra, venceram a guerra contra a Espanha, anexando Porto Rico, as Filipinas e exercendo uma enorme influência sobre Cuba, através da Emenda Platt(A chamada Emenda Platt Foi um dispositivo legal, inserido na Carta Constitucional de Cuba, que autorizava os Estados Unidos da América a intervir naquele país a qualquer momento em que interesses recíprocos de ambos os países fossem ameaçados. Desta forma, na prática, Cuba passou a ser um protetorado estadounidense.).

Aula 30B

1 - Quais as causas da guerra das malvinas?

A invasão das forças armadas da Argentina;a Argentina alegou que as Ilhas Malvinas deveriam ser incorporadas ao território da Argentina, pois com a independência em 1822, teriam direito ao território que antes pertencia à Espanha; questões políticas

Aula 31B

1 - Como se deu a implantação do socialismo em Cuba?

No início, a Revolução Cubana não apresentava uma ideologia clara. No entanto, depois de chegar ao poder, Fidel Castro passou a modificar a estrutura social do país. O novo governo demonstrou seus compromissos com a igualdade e justiça social, propondo a nacionalização dos setores básicos e de empresas estrangeiras, diversificação econômica, o fim do analfabetismo, investimentos na saúde e educação, reforma urbana, proscrição das grandes propriedades improdutivas e sua redistribuição como pequenas áreas e cooperativas controladas pelo Estado. No plano externo, houve o restabelecimento das relações com a União Soviética e demais países do bloco socialista. Aos poucos, Cuba construía o primeiro modelo socialista da América.

2 - Cite as características dos governos de esquerda da América Latina contemporânea.

A esquerda está mais relacionada ao princípio da igualdade. Um governo que se diz de esquerda, se for coerente, deve tender a frisar mais propostas que visam uma maior distribuiçaõ

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com