TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comenius: O Criador Da Didática Moderna Sumário

Trabalho Escolar: Comenius: O Criador Da Didática Moderna Sumário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Durante muito tempo, os filósofos e educadores refletiram sobre a educação, deixando como resultado para a humanidade um legado de inestimável valor. E os educadores de hoje, em suas reflexões permanentes, não podem desconhecer esse legado.

Com efeito, todos eles, cada um a seu tempo, deram a sua contribuição de vida efêmera ou duradoura, porém todas, de alguma forma, indispensáveis para o avanço do sistema educacional.

Não há nenhuma dúvida, todo pensamento reflete a situação de cada época, da mesma forma que o pensamento atual reflete o que se passa no presente. E sendo assim, na incessante busca da verdade ninguém pode prescindir da reflexão do passado, como também, mais tarde não poderá abstrair da reflexão feita agora.

Quem opta pela educação, como exercício profissional, não deve ignorar, sob pretexto algum, o passado, pois isso certamente trará, como conseqüência, uma aberração da verdade. E, como se sabe, procurar a verdade onde quer que ela esteja é exigência básica para alguém tornar-se educador.

Rebuscando a história da educação vamos encontrar uma grande constelação de figuras de comprovada importância, nomes famosos que engrandeceram a educação em todas as partes do mundo. Neste trabalho elegemos a figura do educador eslovaco John Amos Komenský, ou João Amós Comenius (em sua forma mais conhecida), por considerarmos sua obra pedagógica um grande marco para o avanço da educação em sua época, com reflexos até nos dias de hoje. Devido a isso ele ainda é considerado, mesmo decorridos mais de quatro séculos de sua morte, por “Paul Monroe, Lorenzo Luzuriaga e muitos outros educadores como fundador da moderna pedagogia, profeta da moderna escola democrática e pai dos modernos métodos de ensino”. (Covello, 1991:86).

Aqui, relembrar Comenius não significa necessariamente impor uma pretensão de recuperar suas idéias e reaplicá-las como se fossem uma panacéia capaz de exterminar os atuais males da educação. Na verdade, a intenção mesmo é apenas procurar compreender a base do seu pensamento, a dinâmica do processo de sua constituição, explicitar as razões que o levaram a sugerir e principalmente a pôr em prática sua original arte de ensinar, mas sempre respeitando a época em que tudo aconteceu..

Ademais, como salienta Gasparin (1994:13):

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »