TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Começo Da Educação No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Começo Da Educação No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

Começo da Educação no Brasil

Em 1549 os jesuítas chegaram no Brasil para converter os índios à fé católica, o ensino era feito nas casas dos meninos, eles aprendiam português, canto e teatro. Os índios eram bastantes resistentes a essa educação, mães levavam seus filhos para o interior da mata para tira-los das influencias jesuítas e os adolescentes perdiam o interesse e acabavam fugindo.

Os jesuítas foram expulsos do Brasil e com isso pouca coisa restou da pratica educativa, a despreocupação com a escola se devia ao fato de ser uma colônia. Escolas eram vistas como algo desnecessário pois se dependia apenas da força braçal. As pessoas pensavam: pra que um trabalhador da roça precisa saber ler e escrever sendo que seu trabalho é lavar o chão. E por esse motivo, quando os jesuítas foram expulsos o processo escolar ficou adormecido mas a elite não ficava prejudicada pois mandavam seus filhos estudarem na Europa.

Com a chegada da Família Real as coisas não mudaram a educação continuava sendo privilégio apenas para uns. No século XX o nível de escolarização ainda era baixíssima.

Somente depois da Primeira Guerra Mundial e o inicio da Industrialização começou a aparecer maiores preocupações com a escola. Durante o período militar nasceu a LDB 5.692/71 que pode ser considerado uma avanço e um tropeço pois normatizou o sistema educacional e foi um caos porque a escola nacional se tornou dependente dos interesses norte-americano.

Em 1980, o sistema escolar se reorganizou se reorganizou e em 1996 foi feita uma nova LDB a qual o sistema brasileiro administra na atualidade.

O grande avanço na educação brasileira foi a obrigatoriedade do ensino ser oferecido pelo estado e municípios. O compromisso com a escola passou a ser uma obrigação dos pais e do Estado, toda criança e jovem deve estudar mas isso não se tornou uma realidade para todos os estudantes, nem todos tem condições de acesso a escola e nem todos que tem acesso permanece nela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com