TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comidas típicas Da Região Nordeste

Artigos Científicos: Comidas típicas Da Região Nordeste. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 4

A região é composta por nove estados no total: Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Logo vemos que tantas culturas vieram se encontrar por ali, e devido ao cruzamento dos povos e a longevidade do tempo hoje o nordeste possui uma cultura gastronômica diversa, complexa, e é claro, deliciosa.

Alagoas:

Os alimentos mais consumidos pelos habitantes são aqueles herdados dos povos indígenas eafricanos, iguarias como batata doce, tapioca, carne de sol, inhame, massa puba, arroz doce, macaxeira com carne de sol, mungunzá, pamonha, canjica etc. Na culinária de Alagoas também se encontra, é claro, os frutos do mar na composição dos pratos.

Mariscos, crustáceos, moluscos, camarões, e lagostas enriquecem os pratos locais. Os pratos mais saboreados são Peixada com Pirão, Fritada de Siri, e Maçunim. Tudo isso regado a um molho especial de pimenta e leite de coco. E não podemos esquecer das frutas tropicais, ótimas para o preparo de sucos: banana, pitanga, sapoti, pinha, abacaxi, manga, graviola, acerola, caju, etc.

Bahia:

Muito apreciada em todos os cantos do Brasil, a gastronomia baiana possui fortes influencias africanas em seus ingredientes. O sabor é forte, devido à diversidade de temperos como a pimenta malagueta. A cozinha baiana apresenta-se como um caldeirão de sabores oriundos de muitos povos, como os portugueses, índios, e os já mencionados, africanos.

Com um vasto cardápio, a Bahia oferece aos turistas delícias como o caruru, o acarajé, o bobó e o mungunzá. A comida baiana mais apreciada, o acarajé, é vendido pelas famosas baianas em quiosques nas ruas de todas as cidades do estado. O acarajé trata-se de um bolinho salgado feito com feijão pradinho, e frito em óleo de dendê.

Ceará:

Sendo encontrado em todo estremo litorâneo do estado, os frutos do mar são a base para a gastronomia cearense. Nos restaurantes podemos encontrar pratos feitos com siri, camarão, caranguejo e ostra, que combinados ou não, atraem os turistas.

As comidas do ceará também são compostas por alimentos como a paçoca, a carne de sol, a macaxeira e o baião-de-dois. As tapiocas, preparadas com goma e coco ralado, são encontradas nas casas de farinha, assim com o grude e a rosca de goma.

Maranhão:

Foi o primeiro estado a cultivar uma das comidas mais presentes na cozinha do brasileiro, o arroz, trazido pelos europeus em 1745. Com o passar do tempo, foram feitas muitas plantações no estado, e logo o Maranhão estava exportando arroz para a Europa. Devido a a presença do alimento, muitos pratos maranhenses foram criados à base de arroz.

Alguns exemplos são o arroz de toucinho, arroz de jaçanã, arroz de camarão e vinagreira, e o mais famoso deles, o arroz-de-cuxá. O Maranhão também é um grande produtor de mandioca, fazendo com que esse alimento seja base para farofas, paçocas, pirões, mingaus, tiquaras e chibés.

Paraíba:

Nas comidas consumidas no litoral, podemos encontrar peixes, caranguejos, camarões e lagostas, tudo ao molho, feito com coco ou tomate. No interior do estado são servidos a carne de sol e a galinha cabidela. Os pratos da Paraíba vão muito bem acompanhados do tradicional baião-de-dois. Entre as frutas, temos a seriguela, sapoti, manga, imbu, cajarana, e a mais famosa, o caju. Sem falar que são ótimas opções para o preparo de sucos, muito apreciados no litoral.

Pernambuco:

Chambaril,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com