TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Hitler Utilizou rádio

Pesquisas Acadêmicas: Como Hitler Utilizou rádio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  854 Visualizações

Página 1 de 2

Adolf Hitler nasceu em 1889, na cidade austríaca de Braunau, foi rejeitado pelo exército austríaco durante a primeira guerra, se voluntariou no exército alemão em 1914, onde alguns anos depois recebeu a cruz de ferro por bravura. Após a desmobilização do exército se associou a um pequeno grupo que depois se tornou o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, abreviado como Nazista, do qual se tornou líder em 1921. Ficou preso por alguns meses, onde escreveu seu livro “Minha Luta”.

O ditador chegou a chanceler em 1933, e logo em seguida derrubou o então Presidente Hindenburg, assumindo o controle como Presidente do Reich Alemão.

Hitler foi um grande admirador do poder da propaganda, um dos principais meios utilizados por ele para sua ascensão e um grande pilar de sustentação do regime Nazista. Estabeleceu junto com Joseph Goebbels o Ministério do Reich, com o objetivo de garantir o sucesso das transmissões das mensagens nazistas através das estações de rádio, do teatro, materiais escolares, imprensa, e outros.

As propagandas políticas nazistas eram utilizadas para lembrar aos alemães de suas lutas contra inimigos estrangeiros, principalmente judeus, e da “superioridade” da raça ariana, criando uma atmosfera tolerante aos atos de violência.

Foi criada então, uma câmara de radiodifusão própria, que abrangia todas as áreas do rádio, o ministro da Propaganda, Josef Goebbels viu neste novo meio de comunicação, uma excelente forma de controlar e divulgar os ideais do partido. Para isso todo o conteúdo e apresentações passaram a ser feitas por ele e sua equipe, além de obrigar todos os funcionários do rádio a se filiarem à Câmara de Radiodifusão, que mudou para Câmara de Cultura do Reich em 1939.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foram proibidas as transmissões de emissoras estrangeiras, e a punição para quem descumprisse a lei poderia chegar à morte. No ano de 1940, o rádio passou a ter uma programação única obrigatória, onde eram anunciados principalmente os êxitos das Forças Armadas e mesmo com a guerra praticamente perdida e a Alemanha em ruínas as mensagens eram sempre otimistas.

Quando o ditador foi derrotado em 1945, foi noticiado pelo rádio: “Diretamente do quartel-general do Führer, está chegando a mensagem de que nosso Führer Adolf Hitler tombou pela Alemanha, lutando contra o bolchevismo até o último suspiro".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com