TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como A Gol Utilizou O Banchmarketing

Exames: Como A Gol Utilizou O Banchmarketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2013  •  9.282 Palavras (38 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 38

INTRODUÇÃO

Este trabalho de conclusão de curso tem por finalidade apresentar a qualidade de vida no trabalho dos trabalhadores nas organizações. Para tanto, é necessário ressaltar sempre o tema qualidade de vida no trabalho como sendo uma questão voltada para o comportamento organizacional. A idéia de desenvolver uma pesquisa ligada a esse tema se deu devido à importância tanto para o campo social quanto sua relevância para as áreas de administração e recursos humanos.

A qualidade de vida no trabalho passou a ser reconhecida a partir de 1970, devido à competitividade internacional. A tentativa era de integrar funcionários e empresa, diminuindo os conflitos, e também aumentar a motivação dos funcionários nas organizações através de filosofias de relações humanas. Com a busca pela qualidade total de seus processos e produtos as empresas passaram a dar mais atenção a qualidade de vida no trabalho

Atualmente com o mercado cada vez mais globalizado, as empresas buscam constantemente serem altamente competitivas. O respeito pelo trabalhador como ser humano significa contribuir para a construção de mundo melhor e também para o desenvolvimento sustentável. Para as organizações o investimento em qualidade de vida significa o progresso da sociedade e da economia global.

O trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral mostrar alguns conceitos de QVT, sua evolução ao longo dos anos e também a integração entre os trabalhadores e suas organizações.

A qualidade de vida no trabalho assimila as reivindicações dos empregados quanto ao bem estar e satisfação no trabalho e o interesse das organizações quanto aos seus efeitos sobre a produtividade e qualidade.

O objetivo principal é a auto-realização humana dos trabalhadores e à eficácia das organizações.

Para desenvolver esse estudo, a metodologia aplicada quanto aos fins foi à pesquisa explicativa, pois procurou esclarecer de alguma maneira, quais os caminhos a serem seguidos por funcionários e empresas para alcançarem o sucesso através da qualidade de vida no trabalho. Já quanto aos meios utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, onde foi utilizado o material de apoio que deu subsídio teórico ao assunto em questão por meio de textos de livros, artigos de jornais, revistas científica, internet e outros.

No primeiro capítulo é abordado alguns conceitos de Qualidade de Vida no Trabalho, modelos de avaliação com quadros ilustrativos de alguns autores e também a origem da Qualidade de Vida no Trabalho.

No segundo capítulo é retratada a importância da Qualidade Vida no Trabalho para os funcionários no ambiente organizacional para que tenham motivação para executar suas tarefas e também para o bem estar perante a sociedade. O perfil dos profissionais modernos como diferencial para as empresas também é demonstrado nesta parte.

No terceiro capítulo é mostrado conceito de organização, benefícios necessários (remuneração, benefícios sociais, ambiente físico de trabalho adequado) para que se tenha um bom plano de Qualidade de Vida no Trabalho e a relação existente com setor de RH, visando a competitividade perante seus concorrentes e também o crescimento organizacional.

CAPÍTULO I - QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO – UMA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

1.1 – CONCEITOS DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Desde o advento da administração científica existe a preocupação de organizar o trabalho, mas só recentemente as empresas estão se preocupando com a satisfação do trabalhador na execução de suas tarefas, como requisito para atingirem altos níveis de produtividade.

Para a autora Santos (2005) atualmente esse tema está em evidência tanto para as empresas quanto para seus funcionários. Inúmeras pesquisas e debates vêem sendo realizados sobre qual a melhor forma de proporcionar ao funcionário um ambiente agradável e satisfatório para plena realização de suas tarefas diárias e, consequentemente, a transformação deste investimento em capital à empresa.

Conforme Marassea e Pimentel (2004) percebem-se que este conceito reúne vários autores voltados para estudos de comportamento organizacional, promoção de saúde, patologia do trabalho ao redor de programas de qualidade total.

Destacamos abaixo alguns conceitos de Qualidade de vida no trabalho: “São condições favoráveis e desfavoráveis de um ambiente de trabalho para as pessoas”. (Davis e Newstron, 2001, p.83).

Qualidade de Vida no Trabalho “É uma gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sócio-psicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo-se no bem estar do trabalhador e na produtividade das empresas” (Fernandes, 1996, p.45).

Qualidade de Vida no Trabalho “não pode ser apenas aquilo que a organização pode vir a oferecer ao trabalhador, é algo mais, é aquilo que as pessoas podem fazer por si mesmas e pelos outros de seu grupo” (Kahn apud Rodrigues, 1994, p.75).

É o conjunto de ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha a empresa e as pessoas como um todo, o que representa o fator diferencial para a realização de diagnósticos, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas, durante o trabalho na empresa. (França apud Marassea e Pimentel, 2004, p.129).

Através da qualidade de vida no trabalho podemos conseqüentemente obter qualidade de vida pessoal. “Qualidade de vida no trabalho resulta em maior probabilidade de vida pessoal, social e familiar, embora sejam esferas diferentes e nelas se desempenham papéis diferentes”. (Conte, 2003, p.32).

Segundo Fernandes (1996), tais conceituações sobre qualidade de vida no trabalho exigem um esforço no sentido de aprofundar a revisão da literatura, para clarificar o conceito, uma vez que não se pode trabalhar com algo que não se sabe exatamente do que se trata, ou seja, o primeiro passo para a implantação de um programa de qualidade de vida no trabalho é saber do que se trata, através da revisão da literatura especializada sobre o tema.

A revisão da literatura feita por alguns autores sobre o tema QVT mostra que, embora apresentem enfoques diferentes ao conceituar a expressão “Qualidade de Vida no Trabalho”, algo que parece comum a todos, a meta principal de tal abordagem, volta-se para a conciliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.7 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com