TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Alemanha nazista compreende a arte e suas dimensões?

Por:   •  5/10/2020  •  Dissertação  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Para a AV1 – História Contemporânea II – 2020.2

Caros alunos, 

Nossa atividade que valerá 40% dos pontos para AV1 diz respeito a uma síntese dos conteúdos já estudados acerca do nazismo e seus desdobramentos, você deve:

Assistir ao documentário: " Arquitetura da destruiçao", de Peter Cohen. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=IBqGThx2M

Ler o texto de         The war behind the war-The artistic battle in Nazi Germany in the period between the great wars. CADERNOS BENJAMINIANOS JAN.-JUN. 2017, p. 59, 2017.

  1. A partir do documentário e da leitura do artigo indicado, redigir um texto entre 30 e 35 linhas, respondendo à questão: “Como a Alemanha nazista compreende a arte e suas dimensões?

Normas ABNT, fonte 12, times new roman, espaçamento de 1,5, texto justificado. Atenção para a estrutura do texto, que deverá ter 3 parágrafos e para estruturação de língua portuguesa. Colocar referências utilizadas.

Entrega em PDF.

Trabalho pode ser em grupo de até 4 pessoas, no entanto cada membro do grupo deverá postar o trabalho no teams. Entrega somente pelo teams e na data determinada.

Documentário

Adolf Hitler, líder do movimento Nazista, era um entusiasta das artes, tendo verdadeira obsessão pela estética greco-romana. Ele era um pintor frustrado sonhando em ser arquiteto. Tendo adoração pelas Artes clássicas, via manifestações artísticas, como o cubismo e o dadaísmo como mau gosto ou degeneradas, por apresentar deformações;

Com a obsessão do regime hitleriano pelo “embelezamento” e “purificação” da nação, teve ações extremas do governo como a dizimação do povo judeu e de todos aqueles que desviassem do padrão de beleza higienista nazista. Como consequência, houve um holocausto, além do físico, mas também cultural: o extermínio da produção artística e de outros povos.

Para Hitler a Arte era um instrumento do qual o Estado mostraria supremacia, através da postura estética adotada para a “purificação” da nação que ia das artes as ciências médicas.

Assim, foi adotado na medicina nazista não o bem-estar e a qualidade de vida, mas sim meios de legitimar a política eugenistas de extermínio.

o Nazismo se apropriou da estética em suas diferentes vertentes e representações como principal arma, tais como: a propaganda, as artes plásticas, o cinema, a poesia, a arquitetura, o urbanismo, entre outras.

A Alemanha possuiu durante sua história muitos governos autoritários, não tendo a participação politica da população, o que acabou fazendo crescer atitudes passionais dos jovens, sem ter uma base critica. Com as consequências da primeira guerra, só foi fortalecido esse cenário, com a perda da identidade alemã;

Foi nesse cenário que a arte se manifesta, senso utilizada de 2 formas tanto para a manipulação da população, como para aprimorar a capacidade crítica da população e a reconstrução da identidade alemã através da própria população.

Boa parte da classe média alemã aderiu ao regime nazista, muitos médicos enquanto tratavam seus pacientes, estava envolvido nos planos e projetos de extermínio em massa dos seres considerados inúteis e perigosos a genética da boa raça ariana.  A partir daí veio a solução final   no pensamento nazista que durou no período da segunda guerra mundial, o extermínio em massa de deficientes e os campos de concentração. Umas das maiores preocupações dos nazistas era ocultar estes fatos e não deixar rastros dessa indústria de morte, afim de não chocar e serem reprovados pela população.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com