TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreender A Estrutura E Organização Do Projeto Político Pedagógico, Bem Como Sua Importância Para O Trabalho Da Equipe Escolar

Dissertações: Compreender A Estrutura E Organização Do Projeto Político Pedagógico, Bem Como Sua Importância Para O Trabalho Da Equipe Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende abordar a produção de aprendizagem temática de pesquisa: “Reflexão Projeto Político Pedagógico - A Identidade da Escola”, abordando alguns pontos principais sob as questões: 1- O que é o Projeto Político Pedagógico? 2- Para que serve o Projeto Político Pedagógico na Escola? 3- Quem elabora o Projeto Político Pedagógico? 4- Qual a participação do professor no PPP? 5- Por que é importante discutir a Escola e o PPP nas Licenciaturas?

Os objetivos são fazer uma revisão teórica das idéias dos conteúdos trabalhados em todas as disciplinas, buscando a entender melhor a importância do papel da escola e do professor para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática culturalmente.

2 DESENVOLVIMENTO

Respeitar as diferenças é muito complicado diante do contexto sociedade escola, pois, vivemos em uma sociedade preconceituosa, ainda não estamos preparados para lidar com as diferenças, sejam elas quais forem, mas como futuros educadores devemos nós desprender de preconceitos criados por uma sociedade a qual faz diferenças e nem mesmo sabe lidar com elas e somos responsáveis pela criação de valores étnicos e morais que passamos para nossos educando, sendo eles os melhores e mais responsáveis possíveis, pois, a missão de um educador e ensinar seu educando a respeitar as diversidades, sejam elas quais forem, pois todos são seres humanos e merecem respeito.

Penso que se realmente fôssemos uma sociedade inclusiva, a mídia não precisaria enfatizar como algo inédito a suposta ascensão de um determinado segmento étnico-racial à classe média. Ao destacar a possibilidade de melhoria de vida de uma pequena fração dentro da população negra não podemos deixar de considerar os fatores que relegarem esse grupo (e outros) a ocupar, historicamente, os lugares mais baixos na escala social. (GOMES, 1995, p. 03).

2.1 O QUE É O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO?

O Projeto Político Pedagógico é um documento escolar o qual tem sido tema de várias conferências e encontros pedagógicos, pois, é de extrema importância para a instituição escolar a qual será inserida, sendo que cada um PPP tem que ser elaborado de acordo com a necessidade da escola e do meio a qual ela está inserida, pois como pode ser observado na colocação de vários autores o Projeto Político Pedagógico tem que ter uma identidade própria, tem que ser planejado com muita responsabilidade e competência, pois, esse documento vai nortear o que deve ser feito para se ter uma escola de qualidade e capaz de suprir a necessidade da comunidade coerente e funcional para se ter um resultado satisfatório de acordo com a proposta do seu Projeto Político Pedagógico.

2.1.1 PARA QUE SERVE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NA ESCOLA?

O Projeto Político Pedagógico na Escola é a consistência de um planejamento o qual não há improvisações, pois ele tem o objetivo de organizar, planejar e executar as ações escolares partindo da necessidade do meio escolar e comunidade serve para criar como próprio nome já diz projetos para melhoria da escola e comunidade e através dessa identidade que o PPP proporciona onde se podem observar as necessidades a qual a escola tem que priorizar, tendo como principal meta a garantia de realizações de projeto os quais terão um grande impacto coletivo, tanto para concretizar as propostas ali citadas como as realizações pessoais e coletivas da comunidade escolar.

2.1.1.1 QUEM ELABORA O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO?

O Projeto Político Pedagógico para ser valido precisa ter a participação da comunidade escolar e da equipe pedagógica, pois, só assim a construção do PPP terá sua identidade própria, visando a necessidade da escola e da comunidade a qual está inserida. Enfim o PPP tem que ter a participação de todos os interessados na escola.

2.1.1.1.1 QUAL A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR NO PPP?

A participação do professor é de extrema importância, pois, e ele que está diretamente em contato com os alunos e com isso consegue entender qual as prioridades que a escola tem que colocar em pratica para cada vez mais alcançar a permanência desses alunos na escola, pois ela tem que ser agradável a olhos, competente em seu planejamento educacional e fazer valer a participação de todos nos projetos e a realização dos mesmos. Para isso o professor tem que conhecer o PPP da escola a qual trabalha, pois, só assim poderá trabalhar executando todos os projetos ali colocados. Poderá fazer a diferença em sua sala de aula e terá um meio norteador que terá como principal meta garantir um ensino de qualidade visando atender a toda comunidade escolar e também participando de mudanças que serão necessárias para uma melhoria coletiva no meio escolar.

2.2.1.1.1 POR QUE É IMPORTANTE DISCUTIR A ESCOLA E O PPP NAS LICENCIATURAS?

Para se ter a concretização do PPP se faz necessário o conhecimento do mesmo e para isso acontecer deve ser discutido a importância da escola e do PPP nas licenciaturas para se fazer saber que é de extrema capacitação que os futuros profissionais tenham consciência da necessidade dele.

3 CONCLUSÃO

A Reflexão Projeto Político Pedagógico - A identidade da Escola é de suma importância para a prática docente, entendendo a importância escolar e comunidade escolar na coletividade, como também um bom planejamento para que seja agradável para todos os alunos e para aqueles que ali trabalham.

REFERÊNCIAS

GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade cultural: refletindo sobre as diferenças presenças na escola. Disponível em: http://www.mulheresnegras.org/nilma.html. Acesso em 06 de março de 2013.

SOUZA, Paulo Gustavo Bastos de. A sociedade e o Estado. Disponível em: http://www.pesquisedireito.com/artigos/constitucional/a-sociedade-e-o-estado. Acesso em 09 de março de 2013.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende abordar a produção de aprendizagem temática de pesquisa: “Reflexão Projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com