TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunismo e Antifascismo - François Furet

Por:   •  2/10/2016  •  Resenha  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Comunismo e Antifascismo

François Furet

O capítulo começa narrando que o comunismo teve vários rostos, mas todas partindo de um centro comum. E seu domínio político acontece com a crise do capitalismo, e ganha espaço político no antifascismo. O seu objetivo é desarraigar capitalismo e burguesia. Os comunistas enxergam a ditadura da burguesia no fascismo. E o projeto da evolução proletária alemã não foi realizada quando Hitler sobe ao poder.

Em 1935 é assinado o Tratado de Assistência Mútua Franco-Soviético. O Tratado estipula que os dois paises devem ajudar um ao outro caso haja um ataque de um Estado não Europeu. Porém a finalidade desse contrato é de constituir um obstáculo à aproximação franco-alemã, e de impedir um apoio da França de um ataque alemão. O Tratado não tem implicações militares, mas sim políticas. A França consegue a legitimação das despesas de defesa nacional, declaração que pega às avessas não só o anti-militarismo do movimento operário, assim como a tradição de que nasceu o PCF. Com isso Furet chega à conclusão de que Stálin não é só chefe do governo soviético, mas do comunismo internacional também.

Neste mesmo ano a União Soviética assina pactos de não-agressão com diversos países do leste europeu, prevenindo uma guerra anti-soviética no ocidente. Sabendo que os dois lados tinha uma meta em comum, que era a revolução mundial. Este pacto serviu como instrução para o movimento comunista internacional. O PCF, como centro de sua batalha abriu-se a frente anti-hitleriana. Assim, o comunismo e o fascismo estão numa relação revolução/contra-revolução. O fascismo sendo uma resposta à ameaça da revolução proletária e o antifascismo sendo o campo da revolução.

A Revolução Espanhola se torna o palco da revolução e contra-revolução. A Espanha se encontrava na periferia política da Europa, era um país católico, aristocrático e pobre, onde o Antigo Regime prevalecia.  A situação só é mudada com a Revolução Espanhola, um conflito que opôs duas forças contraditórias, os seguidores de Franco apoiados na ideologia fascista e os republicanos que defendiam a liberdade e a democracia. Esta guerra civil foi palco de um processo dialético de revolução e contra-revolução. A União soviética apóia o antifascismo.

Furet narra os passos do comunismo na 2º guerra mundial, como foi crescendo e conseguindo apoio. Até que chega a tal ponto da guerra ser uma guerra antifascismo. A questão de Stalin correr atrás de um comunismo internacional é bem colocada pelo autor.

FURET, François. O passado de uma ilusão. Ensaio sobre a idéia comunista no século XX. São Paulo: Siciliano, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com