TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riada@oi.com.br

Artigo: Riada@oi.com.br. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

Educação na Grécia Antiga.

N a Grécia antiga havia a preocupação de formar o homem completo (onmilateral) a educação tinha o propósito de preparar o jovem para a guerra, mas também tinha objetivos políticos já que muitos guerreiros viriam a governar mais tarde.

Havia uma preocupação muito grande com a educação, até certa idade os filhos eram educados em casa, as famílias mais abastadas contratavam professores para ensinar entre outras política, artes e técnicas de guerra. Os professores tinham a árdua tarefa de ensinar, pois eram vários anos de estudos até o jovem estar pronto. As mulheres ficavam em casa para aprender afazeres domésticos e menos importantes

Na escola aristotélica fundamentava a capacidade de pensar que distingue o ser humano do animal, diferentemente de Sócrates, que identificava saber e virtude, Aristóteles enfatizava a ação da vontade, exercitada pela repetição, que conduz ao habito: só é virtuoso quem tem o habito da virtude.

educados Em todos os nossos estudos sobre a educação na Grécia Antiga, vimos que os jovens eram com alguns objetivos específicos, na concepção homérica de homem “omnilateral”, ou seja, ( completo), a educação devia ser voltada para a for mação de guerreiros e na retórica, preparando-os assim para a vida política, com visão de perpetuação de poder, pois o jovem seria guerreiro na juventude e governante na velhice.

A Grécia conhecida como berço da civilização, via a importância da educação, que a princípio era um dever da família, mas depois as famílias com maiores recursos financeiros passaram a deixar este encargo em mãos de professores, que eram contratados para ensinar aos seus jovens filhos, a arte de guerreiro e a retórica, além das aulas de artes.

Houve vários sábios na Grécia, dos quais extraímos ensinamentos até os dias atuais, como Sócrates, Aristóteles entre outros.

Até os sete anos, a criança era educada no seio familiar, depois estes eram entregues aos pedagogos( pais, paidós=criança, agein= conduzir), o que seriam os escravos que conduziam as crianças a escola. Nas escolas as crianças aprenderiam com o mestre-escola que acompanharia a educação dos jovens, num lento e longo trabalho de acompanhamento da vida estudantil do jovem educando.

A escola de Aristóteles ficou conhecida como Liceu, nesta os alunos que seriam Peri patéticos, aprendiam passeando com o seu mestre nos jardins do Liceu.

È de suma importância estes estudos referentes a educação grega, pois estes nos permitem entender até alguns fatos que ocorrem nos dias atuais, e assim compreender e se necessário for, rever nossa pratica pedagógica, voltando a para melhor aquisição de conhecimentos de nossos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com