TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos pós Segunda Guerra

Dissertações: Conflitos pós Segunda Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

CONFLITOS ENTRE ISRAEL E A PALESTINA

CAUSAS DOS CONFLITOS ENTRE ISRAEL E A PALESTINA

O Conflito entre israelenses e palestinos tem motivos religiosos, políticos-territoriais, históricos, e naturais. Sobretudo todos esses motivos se envolvem (tem uma ligação). Para os palestinos Jerusalém representa a terra santa árabe onde Maomé teria ascendido aos céus, mas para os israelenses Jerusalém é o local onde foi edificado e onde se edificará novamente o templo, essa diferença gera conflitos pelo controle de Jerusalém, além de Jerusalém há conflitos pelos territórios da Cisjordânia e Faixa de Gaza. Esses territórios foram ocupados por palestinos durante o Império Romano, hoje esses territórios estão sobre controle israelense. Esse controle é mantido por assentamentos israelenses fortificados. Para os palestinos tal território os pertence baseados no contexto histórico de serem herdeiros do lendário Abraão, baseados nessa mesma justificativa israelenses contestam esse territórios. A disputa também se deve aos recursos naturais presentes na região, como: água, petróleo e outros. Outro fator contribuinte é a influência ocidental no conflito. Com forte apoio americano Israel garante sua superioridade no conflito e sobre os demais países no Oriente Médio, a parceria americana e israelense torna o conflito desigual, o lado israelense é dotado de

fortes armamentos e outros mais, em compensação o lado palestino é enfraquecido e despreparado.

CONSEQUÊNCIAS DO CONFLITO ENTRE ISRAEL E A PALESTINA

 Cerca de um milhão de palestinos árabes, que viviam sob a soberania Israelense, perderam seus lares e refugiaram-se em acampamentos na faixa de gaza ou emigraram para outros países do Oriente Médio.

 Cerca de 300 000 palestinos continuaram em Israel, passando a viver como cidadãos de 2ª classe.

 Cerca da metade dos palestinos árabes continuaram na Cisjordânia, que passou a fazer parte da Jordânia a partir de 1948 e que em 1967 foi ocupada pelos israelenses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com