TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comemoração Do Dia Da Consciência Negra Na Escola Municipal Marina Bragança De Mendonça: Experiências,caminhos E Desafios

Trabalho Universitário: Comemoração Do Dia Da Consciência Negra Na Escola Municipal Marina Bragança De Mendonça: Experiências,caminhos E Desafios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Itajubá

Curso de Extensão Negritudes Possíveis

Comemoração do dia da Consciência Negra na Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça: experiências,caminhos e desafios.

Trabalho apresentado ao curso de extensão negritudes possíveis ministrado pelo Prof.Doutor Milton Zamboni como pré requisito para obtenção do certificado do curso.

Sara Tavares

Janeiro de 2013

Itabira

Introdução

Dia 20 de novembro, comemora-se o dia nacional da consciência negra. Essa data representa a luta do movimento negro unificado, que em 1978 elegeram Zumbi dos Palmares, representante da resistência negra à escravidão. Entidades do movimento negro investem esforços para minimizar os efeitos da discriminação e do preconceito racial. Dentre algumas ações, destacam-se a criação da Fundação Cultural Palmares, em 1988, com a missão de promover, preservar e disseminar a cultura afro-brasileira; a lei Caó, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor; a lei nº10.639, que estabelece as diretrizes e bases para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira,determinando também, a incorporação do dia 20 de novembro no calendário escolar.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a educação escolar corresponde a um espaço sociocultural e institucional responsável pelo trato pedagógico do conhecimento e da cultura. No cotidiano escolar, essa lógica dos pcns não se aplica. O currículo ainda privilegia o estudo da cultura européia em detrimento da cultura indígena, africana e asiática. “As práticas educativas que se pretendem iguais para todos acabam sendo as mais discriminatórias. Essa afirmação pode parecer paradoxal, mas, dependendo do discurso e da prática desenvolvida, pode-se incorrer no erro da homogeneização em detrimento do reconhecimento das diferenças” (GOMES, 2001, p. 86).

A escola se constitui como um lugar democrático, dessa forma deve priorizar o diálogo entre alunos, educadores e comunidade escolar, trazendo a tona o debate sobre a diversidade étnico-racial, evitando a hierarquização de culturas, criando assim um ambiente mais igualitário. Nilma Lino Gomes afirma que “a diversidade cultural significa muito mais do que um elogio às diferenças. Representa não somente fazer uma reflexão mais densa sobre as particularidades dos grupos sociais, mas, também, implementar políticas públicas, alterar relações de poder, redefinir escolhas, tomar novos rumos e questionar a nossa visão de democracia” (2003).

Na tentativa de abordar essas questões, professores das disciplinas de educação física, português e história, desenvolveram um trabalho multidisciplinar com alunos do ensino fundamental, na Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça, com o tema Consciência Negra.

Desenvolvimento

A Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça, esta localizada no bairro Monsenhor José Lopes, no município de Itabira. Foi inaugura em 2008 e atende atualmente 600 alunos da educação infantil e do ensino fundamental I e II, na faixa de 4 a 16 anos de idade, em tempo integral.

O trabalho foi desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano, e envolveu grande parte da comunidade escolar. Na semana do dia 20 de novembro, eles participaram da “sessão pipoca” e assistiram aos filmes Zumbi dos Palmares e Pride,que abordam questões pertinentes ao tema ,como a luta contra o preconceito e a discriminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com