TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consciencia Negra

Pesquisas Acadêmicas: Consciencia Negra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

O quilombo era uma localidade situada na Serra da Barriga, onde escravos se refugiavam. Com o passar dos anos, chegou a atingir uma população de vinte mil habitantes, em razão do aumento das fugas dos escravos.

Os escravos serviam para fazer os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, eles não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem água e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida.

Muitas pessoas eram contra essa forma de tratar os negros e várias tentativas aconteceram ao longo da história para defender seus direitos. Em 1871 a Lei do Ventre Livre libertou os filhos de escravos que ainda iriam nascer; em 1885 a Lei dos Sexagenários deu direito à liberdade aos escravos com mais de sessenta anos.

Mas Princesa Isabel foi a responsável pela libertação dos escravos, quando assinou a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, dando-os direito de ir embora das fazendas em que trabalhavam ou de continuar morando com seus patrões, como empregados e não mais como escravos.

O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.

Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.

Na época da escravidão os negros não tinham direito ao estudo ou a aprender outros tipos de trabalho que não fossem os braçais, ficando presos a esse tipo de tarefa.

Muitos deles, estando libertos, continuaram na mesma vida por não terem condições de se sustentar.

O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.

INTRODUÇÃO

O Dia da Consciência Negra é uma data para a reflexão de todos nós brasileiros. Durante o período da escravidão, os negros sofreram inúmeras injustiças. E às custas do seu sofrimento nas senzalas, nos campos e nas cidades, foi erguido tudo o que havia no Brasil daquela época. Os negros resistiram de diversas formas, nas muitas revoltas, fugas e com a formação de quilombos em várias partes do país. Assim, surgiu o Quilombo dos Palmares e o seu sonho de liberdade, que teve como principal líder Zumbi.

Veio a Abolição em 1888, o Brasil mudou e hoje é uma das maiores economias do mundo. No entanto, os negros continuaram em situação de desigualdade, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades. Sua luta, inspirada em Zumbi e em outros heróis negros que tombaram ao longo do caminho, precisava continuar.

CONCLUSÃO

Na tentativa demagógica de mostrar-se contra o racismo foi criado este dia por alguns políticos e oportunistas que pululam nas ONGS, em nossa opinião tal procedimento não faz outra coisa que não seja divulgar o preconceito.

Afinal não existe o dia da consciência branca, é o mesmo princípio das cotas em universidades para negros, é como se os afro- descendentes fossem incapazes de competir e obter sua vaga de modo regular, como se fossem inferiores que precisassem de um dia especial em que fosse lembrados, 'de uma quebrada de galho'.

Ora, entendemos que todos os dias os cidadãos deste país devem ser lembrados e terem suas necessidades e anseios atendidos plenamente independentemente de raça, credo, posição social e cor da pele, um dia para festejar a raça negra é um gesto de preconceito, é como se depois de dar-lhes um tiro de canhão fôssemos oferecer um bandeid.

Aos afrodescendentes deve ser oferecido respeito e consideração todos os dias com a finalidade de resgatar séculos de maus tratos e exclusão, mas na justa medida sem favorecimentos humilhantes, apenas justiça.

...

Baixar como  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »