TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conseqüências Do Período Entre Guerras E Da Segunda Guerra Mundial.

Ensaios: Conseqüências Do Período Entre Guerras E Da Segunda Guerra Mundial.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  2.233 Visualizações

Página 1 de 4

Conseqüências do período entre guerras e da segunda guerra mundial.

O período entre guerras corresponde à fase da história que se estende desde o final da primeira guerra mundial até o início da segunda guerra mundial entre os anos de 1918 e 1939. Este período foi marcado por diversos acontecimentos fatores que desencadearam diversas mudanças nas décadas seguintes.

Logo depois do fim do primeiro conflito muitas mudanças políticas e de rearranjos de territórios aconteceram na Europa, África e Ásia, onde diversos países se fragmentaram em várias novas nações com importância diminuída no cenário político mundial. Mas com certeza a pior das conseqüências caiu sobre a Alemanha que perdeu todas as suas colônias, foi forçada a pagar uma enorme indenização e que teve sua economia interna totalmente arruinada.

Esta crise que atingiu a Alemanha desencadeou diversos fatores no cenário político mundial:

“A crise econômica que devastou a Alemanha iria ressoar através da Europa e chegar aos Estados Unidos em 1929, fazendo enormes estragos neste país, em especial no seu auge, em 1932. Conscientes de que a Alemanha, um importante elemento no arranjo da economia mundial não poderia ser eternamente relegado a um plano inferior devido às dívidas de guerra, as potências mundiais passam a tratar de modo mais condescendente o país, procurando reinseri-lo dentro da esfera das grandes economias da época.

Ao mesmo tempo em que a Alemanha é “perdoada” no cenário mundial, a situação interna ainda é de mágoa e de revanchismo. O desejo de retribuir as humilhações impostas pela perda da guerra são personalizadas na figura do partido nazista e seu líder, Adolf Hitler, que personaliza o desejo dos alemães de reerguer seu país e torná-lo uma potência mundial de fato e de direito.”.(citação a partir do artigo período entre-guerras do site www.infoescola.com).

Os países Itália e Japão se identificaram bastante com os objetivos de conquista dos alemães. Deste modo com o cenário de crise econômica mundial, as promessas de regimes totalitários, de realizações de progresso vinculados ao forte sentimento de revanchismo contra as principais potenciais que saíram vencedoras da guerra desencadearam um novo conflito mundial em 1939.

A segunda guerra mundial foi um conflito sangrento entre os aliados (china, França, Grã-bretanha, união soviética e EUA) contra o eixo (Alemanha Japão e Itália. O eixo tinha como principal objetivo dominar os povos, que na opinião deles eram inferiores e assim constituir um grande império.

O desenrolar desta enorme guerra foi totalmente frio e sangrento, decorrendo de diversas batalhas:

“Na Alemanha, Hitler queria formar uma “raça ariana”, ou seja, uma raça superior a todas as outras. O início da guerra se deu quando Hitler invadiu a Polônia em setembro de 1939. A razão desta invasão foi o fato da Polônia ter conseguido (através do Tratado de Versalhes) a posse do porto de Dantzig. Hitler não queria isso, ele queria que Dantzig fosse incorporada à Alemanha. Nos primeiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com