TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição De 1891

Monografias: Constituição De 1891. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

A constituição de 1891 é a 2° Constituição Brasileira e a 1°Constituição Republicana do nosso país. Para entendermos melhor, precisamos voltar para 1889,quando no dia 15 de novembro, tivemos proclamada a republica, que significou o rompimento da monarquia, dai se instalou o governo provisório sob chefia de marechal Deodoro da Fonseca que foi responsável em convocar uma assembleia constituinte, e no dia 24 de fevereiro de 1891 tivemos a promulgação 2° constituição do nosso país, onde os principais autores foram rui Barbosa e prudente de morais, baseada nas ideias do direito norte americano, a constituição dos estados unidos, Após o inicio da republica havia necessidade da elaboração de uma nova constituição, pois a antiga ainda seguia os ideais da monarquia. A constituição de 1891, garantiu alguns avanços políticos, embora apresentasse algumas limitações, pois representava os interesses das elites agrarias do brasil.

A Constituição vigorou durante toda republica velha, que vai de 1889 a 1930,Esse período foi marcado pelo domínio politico das elites agrarias mineiras e paulistas e a República da espada que durou de 1889 a 1894

No qual instala a republica das oligarquias, período que vai de 1894 a 1930, foi marcado pelo governo de presidentes civis, ligados ao setor agrário, composto por políticos do partido republicano paulista e mineiro. Esses dois partidos controlavam as eleições ,mantendo-se no poder , de maneira alternada. Essa politica ficou conhecida como Café com Leite, e contavam com o apoio da elite agraria do brasil. E também com a ajuda da politica dos governadores que tentavam manter no poder as oligarquias, resumindo esta politica era uma troca de favores entre governadores e presidentes. Surgia também nesse período, o coronelismo , era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava, usado o voto de cabresto em que o coronel, obrigava os eleitores de seu curral eleitoral a votar nos candidatos apoiados por ele, como o voto era aberto, os eleitores era pressionados e fiscalizados por capangas do coronel .

Surgiu nesse período o tenentismo, que foi um movimento de caráter politico militar, liderado por tenentes que faziam oposição ao governo oligárquico, defendiam a moralidade politica, e mudanças no sistema eleitoral, como por exemplo, a implantação do voto secreto e transformações no ensino público. Apos a crise da republica velha, por rompimento da politica café com leite , onde que assumiu foi um presidente de SP , formaram se alianças para destitui-lo e convocaram uma revolução em 1930, dando fim a republica velha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com