TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Objeto De Estudo Da Psicologia é A Individualidade, Ou Seja, O Que Constitui O Interno E O Externo Do Sujeito, Caracterizando Sua Subjetividade. Para Tanto Se Faz Necessário A Escolha Das várias Abordagens, Escolas Psicológicas Que vão Nos Permitir E

Ensaios: Objeto De Estudo Da Psicologia é A Individualidade, Ou Seja, O Que Constitui O Interno E O Externo Do Sujeito, Caracterizando Sua Subjetividade. Para Tanto Se Faz Necessário A Escolha Das várias Abordagens, Escolas Psicológicas Que vão Nos Permitir E. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  1.805 Visualizações

Página 1 de 2

objeto de estudo da Psicologia é a individualidade, ou seja, o que constitui o interno e o externo do sujeito, caracterizando sua subjetividade. Para tanto se faz necessário a escolha das várias abordagens, escolas Psicológicas que vão nos permitir estudar essa individualidade.

Se pensarmos que a aprendizagem é um fenômeno psicológico, porque é individual, tomamos consciência que cada indivíduo tem seu potencial de aprendizagem. Mas quando nos deparamos com a prática da educação nas escolas, não é o que temos visto, pois não há um conhecimento prático de que educar é instrumentalizar o indivíduo para que ele tenha condições de uma melhor existência dentro do seu contexto. Voltando a falar sobre as várias abordagens existentes na Psicologia, temos um grande leque de escolhas para construir essa subjetividade, mas não basta ter o conhecimento sem o respeito a própria individualidade, pois é preciso olhar sob vários aspectos dentro de cada uma delas e determinar o que se pode fazer dentro do contexto do que é educar.

Vemos um grande número de crianças que não conseguem acompanhar o desenvolvimento escolar, porque os próprios professores não dão suporte adequado a essas demandas, mas o que me preocupa não é a questão do professor em si, mas do que o psicólogo pode e deve fazer diante dessa queixa muitas vezes comum, dentro das escolas. Sabemos que existem profissionais capacitados para tal situação e que nos remete ao papel de ser psicólogo, mas quando falo do papel a desempenhar, falo também da ética que supõe conhecimento específico, habilidades e acima de tudo Responsabilidade com o outro.

A partir desse contexto do que é educar, de como é possível, coloco aqui a questão da Psicologia e a educação, não como um campo específico da escola, mas sim como uma contribuição para instrumentalizar o indivíduo para a vida, pois, na maior parte de nossa existência, permanecemos dentro da escola, e é a partir desse instrumento tão rico, o que supõe a intervenção correta dos educadores e psicólogos que contribuirão para esse enriquecimento, o nosso desenvolvimento enquanto sujeito único e capaz de desenvolver nossos potenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com