TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade

Trabalho Universitário: Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

NTRODUÇÃO

No desenvolvimento das atividades financeiras da empresa é preciso registrar e estes registros demonstram os recursos e as possibilitando a análise completa de sua situação. Com as informações desses dados o administrador financeiro pode tomar importantes decisões.

O conhecimento teórico das demonstrações financeiras é de extrema importância para o tratamento da estrutura e análise, onde iram garantir uma visão estratégica sobre os planos de negócios, podendo auxiliar nas decisões, estimando seu futuro, suas limitações e suas potencialidades.

O trabalho será elaborado com base em pesquisas bibliográficas, buscando informações em livros e internet para o seu complemento e utilizaremos os dados fornecidos pela empresa General Motors do Brasil para demonstrações de análises de seus resultados. Esta pesquisa pretende apresentaras análises financeiras das demonstrações contábeis, seus resultados e conclusões.

1- CONTABILIDADE

As empresas desenvolvem diferentes modelos de demonstrações financeiras. Para os administradores são desenvolvida uma demonstração mais detalhada para facilitar o gerenciamento dos negócios específicos, para a alta administração são desenvolvidas demonstrações mais resumidas, para os acionistas são desenvolvidas demonstrações que contem informações auditadas e para Receita Federal é desenvolvida demonstrações fiscais.

Atualmente existe quadro tipos de demonstrações financeiras:

Balanço Patrimonial

Demonstração do

Resultado do Exercício (DRE}

Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido

Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos

A Lei das Sociedades por Ações n° 6.404/76 determina que no final de cada exercício, com base na escrituração mercantil, sejam elaboradas e publicadas as demonstrações junto com as notas explicativas para esclarecer as demonstrações e facilitar as análises da situação da empresa.

1.1- Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é uma demonstração financeira que apresenta a situação patrimonial em um determinado momento, dentro de alguns critérios de avaliações.

Essa demonstração confronta os bens e os direitos que são os Ativos com suas obrigações que são os Passivos e com os valores fornecidos pelos proprietários que é o Patrimônio Líquido.

No Balanço Patrimonial temos três componentes – Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido que são relacionadas a posição patrimonial da empresa e eles atuam na construção e na leitura da posição contábil da empresa conforme Deliberação n° 539 / 2008.

Ativo são os bens e direitos que a empresa possui de resultados passados no qual esperam futuros benefícios.

Passivo são as obrigações da empresa na compra de recursos visando a liquidez dos mesmos transformando em benefícios futuros.

Patrimônio Líquido é o valor do ativo após as deduções de seus passivos.

Os ativos e os passivos a são separados em circulantes e não circulantes no qual significam:

Ativo circulante faz parte do capital de giro da empresa que representa as aplicações de recursos dos financiamentos e investimentos. Ele é representado pelo caixa, contas a receber, investimentos temporários, estoques e despesas pagas antecipadamente.

Passivo circulante são as responsabilidades com os fornecedores, contas a pagar e outras exigibilidades do exercício seguinte.

Ativo não circulante é constituído de realizável à longo prazo, que são diretito que são convertidos em dinheiro no prazo superior a 12 meses. Como as duplicadas a receber e empréstimos a receber.

Passivo não circulante são obrigações vencíveis no prazo superior a 12 meses. Como

financiamentos à longo prazo e notas promissórias a pagar.

Por meio dos artigos 178 e 179 da lei n° 6.404/1976 com as modificações introduzidas pela lei n° 11,638/2007 e lei 11,941/2009 foi definida as disposições das contas do balanço, para que os gestores possam efetuar as analises e interpretação da situação patrimonial e financeira de uas empresas. Onde as contas do ativo devem ser apresentadas na ordem decrescente de liquidez, enquanto as contas do passivo devem ser apresentadas na ordem decrescente de exigibilidade.

QUADRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com