TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contradiçoes Da Revolução Socialista

Artigo: Contradiçoes Da Revolução Socialista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

Contradições da Revolução Socialista

• Armadilhas da contradição

Nos anos imediatamente seguintes a revolução, Lênin mostrou-se com frequência menos doutrinário e menos ortodoxo do que Trotsky. As teorias grandiosas, as oscilações extremadas, as posições rígidas eram tentações às quais Trotsky nem sempre conseguia resistir.

Após a Revolução de 1917 a Rússia passara ainda, por uma guerra civil, pelas marcas de uma guerra mundial e a ameaça constante das nações capitalistas. A este cenário somou-se uma economia esfacelada e uma população cansada e miserável. O cenário real da Rússia colocado aos lideres revolucionários representava uma grande tarefa e ao mesmo tempo um enorme problema. Afinal, as teorias revolucionárias e socialistas não contavam com esses imprevistos. Como medida para resolver os problemas econômicos e sociais, Lênin cria a NEP – Nova Política Econômica aonde abre o país em pequenas proporções para o capital estrangeiro. A Rússia precisava recuperar-se, criar as condições para a implantação do socialismo.

A partir dessa nova configuração o partido bolchevique tomava as rédeas da sociedade russa e cabia a ele agora assentar os novos rumos políticos e ideológicos da revolução. Neste momento a revolução muda de caráter, pois após 1921, os bolcheviques vão proibir organizações partidárias dissidentes, restringindo a democracia e a liberdade e dessa maneira abrindo as portas para um processo degenerativo do partido. Surgia então o Estado-burocrático.

Lênin até seus últimos momentos de vida atacou a máquina burocrática que se abatia sobre a Rússia. Junto com Trotsky tentaram algumas manobras que mais tarde a história mostrou que foram em vão.

A burocratização do Estado começou a gerar em Trotsky contradição. Pois o partido bolchevique limitou a democracia externa e ao mesmo tempo inibiu a interna. O partido fez das massas seu objeto de exploração para um futuro socialista stalinista que a teoria marxista desconhece.

Após a revolução de 1917, Trotsky propunha a militarização do trabalho pelo exército, à subordinação dos sindicatos ao Estado e se ainda pensarmos que durante a própria guerra civil fora a favor da extinção de partidos dissidentes. Assim o próprio Trotsky dera impulso à máquina burocrática. Com ascensão de Stalin em 1924 e a intensificação no processo burocrático, Trotsky se tornou um opositor. Suas tentativas com a Oposição Unificada foram frustradas. A máquina de Stalin cuidou para que as teorias de Trotsky não chegassem longe. Tanto o fez que em 1929 Trotsky fosse expulso da União Soviética. O fato é que Trotsky em oposição a Stalin estava combatendo aquilo que ele mesmo ajudou a construir.

A perseguição de Stalin a seus opositores havia eliminado boa parte da vanguarda revolucionária e dos quadros políticos pensantes. Dessa maneira, Trotsky tentava equilibrar-se dentro do próprio partido bolchevique, uma vez que uma nova facção opositora não tinha meios de se implantar.

Ao que se segue a ditadura stalinista, Trotsky passou seus últimos anos na Rússia tentando combater o aparelho burocrático pela via intelectual. Sua falta de articulação política entre os membros do partido e o próprio ortodoxismo teórico o impediram de uma ação mais eficaz. Trotsky formulou seus pensamentos e suas críticas a partir da teoria stalinista do socialismo num só país e em intervalos políticos que se seguiam as convenções do partido bolchevique, das quais já não tinha mais entusiasmo em participar.

Era como se ele estivesse profundamente abalado ao ver o que acontecia entre os vitoriosos bolcheviques: a mortificação organizada à quais dirigentes trotskistas e importantes velhos bolcheviques eram submetidos pelos arruaceiros a serviço do aparelho do partido, as severas ameaças contra todos os dissidentes dentro do partido, o nível primitivo de argumentação vindo do centro stalinista. Era como se Trotsky se sentisse incapaz diante de um monstro que ele próprio ajudara a alimentar, e a tal ponto que passava por fases de paralisia após um ápice de ativismo.

Quanto à restrição da democracia partidária, Trotsky infelizmente se colocou a favor dela num primeiro momento - na guerra civil russa de 1918 uma vez que este momento histórico da revolução exigia, segundo ele, uma frente única e centralizadora para conduzir e fazer sair do estado de caos em que se encontrava a Rússia. Porém, como se pode ver no primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com