TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Situacional

Tese: Contribuições Situacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  Tese  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

O complexo do cenário atual é demarcado por constantes mudanças que exige uma rápida adaptação das organizações e suas lideranças. Genelot – 2001 considera a complexidade como o desafio maior da da atualidade, designando-a como aquilo que escapa à compreensão e ao controle.

Para ele, aos dirigentes se apresenta o desafio de mudar suas representações mentais, identificar as complexidades que se manifestam, e, a despeito de todas as incertezas e turbulências, manter o equilíbrio das empresas, agir no presente de acordo com a realidade complexa, contribuir estratégias e traçar caminhos para o futuro, sem perder de vista a dimensão humana.

A Liderança Situacional tem como proposta e princípio, o desenvolvimento de um referencial conceitual que procura destacar as variáveis situacionais chaves. Esse enfoque utiliza como dados básicos como percepções e observações feitas pelos administradores no seu próprio ambiente de administração.

A Liderança Situacional define maturidade como a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento.

As variáveis de maturidade devem ser consideradas especificamente em relação a uma tarefa, função ou objetivo específico a ser realizado. Isto significa que um indivíduo ou grupo não é maduro ou imaturo num sentido total. Todas as pessoas tendem a ser mais ou menos maduras em relação ao conjunto de suas tarefas ou função, podendo ser mais ou menos imaturas para outras tarefas, funções ou objetos específicos.

Além de avaliar o nível de maturidade dos indivíduos dentro de um grupo, pode acontecer que o nível de maturidade também tenha que ser avaliado no grupo como um todo, quando este tiver ações ou interações conjuntas e freqüentes na mesma área de trabalho, como acontece com as equipes de desenvolvimento de sistemas de informação. Esta avaliação é importante para orientar as ações do líder de modo a assegurar estilos de

Liderança adequados para cada indivíduo do grupo, e para o grupo como um todo. Desta forma, níveis diferenciados de estilos serão aplicados à natural diferenciação entre os grupos e aos indivíduos, isoladamente.

CONCLUSÃO

Podemos concluir que a globalização é uma consequência do capitalismo, e um fenômeno que acontece por causa das empresas que montam filiais em outros países e se tornam multinacionais ou transnacionais. Com a globalização podemos também citar o seu lado positivo que foi o avanço da tecnologia, avanço no meio de transporte, avanço na medicina e do lado negativo podemos citar o desemprego estrutural e enfraquecimento do Estado Nação. A cada dia podemos observar novas mudanças. A globalização é, claramente, um processo ainda incompleto. Muitas nações ainda não aderiram à tendência globalizadora, mas sem dúvida, o número de adeptos tem aumentado de maneira animadora atingindo países, até à pouco tempo improváveis, como a Índia e a China. Em toda a sua complexidade, a globalização desperta os sentimentos mais variados. É capaz de dividir opiniões e recrutar um número tão grande de simpatizantes quanto de adversários. A realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com