TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM

Abstract: O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em TQM. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Abstract  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 3

2° Etapa

Ciclo PDCA

CICLO PDCA

ELEMENTOS O QUE SIGNIFICA ? QUAL A FINALIDADE?

Plan

Planejar Definir os objetivos e métodos necessários a atingir as meta esperada.

Do

Executar Coletar os dados, de forma a implementar o processo, como foi planejado, se preparando para os próximos passos de verificar e agir.

Check

Verificar e Checar Comparar o resultado atual, com o resultado esperado(metas),elaborados durante o planejamento,verificando os possíveis erros ou falhas, e causas que levam a correção no momento de agir.

Act

Ajustar É a hora de ajustar as falhas detectadas no passo anterior, agir para a melhoria contínua, e garantir os objetivos esperados.

O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em

TQM?”.

A gestão de qualidade Total (TQM) é uma estratégia da administração, que consciente em orientar as empresas, de forma a manter a qualidade não só dos produtos e serviços, como em todos os processos da empresa.

Tem-se como objetivo a conscientização das empresas para a importância da qualidade, sendo de suma para atingir os resultados e meta esperados e almejados por todos.

Tanto as micro ou grandes empresas devem adequar-se a política, voltada a qualidade de seus produtos, pensando em um ambiente de serviço agradável, pois trabalham em equipe com certeza conseguem eficácia em suas realizações.

Já o ciclo PDCA, é a maneira que a empresa tem de implantar a gestão de qualidade, é a peça fundamental para quem necessita de melhoria em sua organização. Foi introduzido no Japão, após a guerra e idealizada por Sherwhart, é o meio de tornar mais fácil o planejar, ajustar, checar o que está sendo feito, corrigindo falhas ou defeitos que estão prejudicando a qualidade.

Com a aplicação do PDCA, as empresas conseguem melhor as metas já existentes, e elaborando próximos passos, como agir visando aos resultados de projetos e garantir a qualidade e satisfação de seus clientes.

3° Etapa

Ferramentas de Planejamento da Qualidade

Ferramentas de Planejamento da Qualidade Principal Função

Lista de Verificação Gerar quadro com dados importantes, que auxilia a empresa e facilitam no momento de falhas para facilitar a coleta e analise de dados , e deve ser adequada as peculiaridades da empresa.

Gráfico de Pareto Serve para visualização de problemas, como por exemplo a redução de um grande problema em vários menores, de forma a identificar, classificar e melhor o que é possível. Definindo o ponto de partida para solucionar o problema.

Diagrama de causa e efeito Detectar os problemas, e quais as causas, separando-as em categorias para verificar as causas que estão causando estes efeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com