TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrida Espacial

Por:   •  22/10/2015  •  Resenha  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

A corrida espacial aconteceu durante a Guerra Fria, na metade do século XX, e foi um dos grandes marcos dessa época.

Assim que a segunda guerra mundial terminou, o mundo estava divido em dois grandes blocos, o capitalista que era liderado e representado pelos EUA e o socialista, representado pela URSS. Os dois blocos disputavam entre si em várias áreas para defender sua determinada situação política, seja esta capitalista ou socialista.

Um dos meios encontrados para acirrar ainda mais essa competição, foi a então chamada corrida espacial, a visão de “conquistar o espaço” veio à tona e os dois países divulgaram ao mundo, em 1950, o interesse de mandar satélites para a órbita da Terra, prometendo um grande avanço na informação mundial, nascia então a NASA (EUA) e a Lunick (URSS).

Os soviéticos foram os responsáveis pelo inicio da corrida espacial, em 1957, enviando para a órbita terrestre o primeiro satélite, Sputnik I. No mesmo ano, os soviéticos deram mais um passo à frente dos EUA e mandaram ao espaço o primeiro ser vivo, a cadela Laika, à borda de Sputnik II. Se sentindo pressionados pelo avanço comunista, os EUA enviaram seu primeiro satélite o Explorer I, em 1958.

Com os dois blocos, agora de igual para igual, surgiu o Projeto Mercury (EUA) e o Projeto Vostok (URSS), onde os dois blocos ansiavam por mandar a primeira tripulação humana ao espaço. Foi então que, em 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin representando o bloco soviético foi lançado a órbita terrestre na nave Vostok I em um voo de 108 minutos, sendo assim o primeiro homem a ser enviado ao espaço. O evento acabou intrigando os norte-americanos, que se fizeram acelerar as pesquisas e em maio do mesmo ano colocaram Alan Shepard na órbita com uma viagem de apenas 15 minutos.

Assim, os dois blocos traçaram uma nova e avançada meta, enviar o primeiro homem à Lua. Em 1965, a URSS impressionou o mundo mais uma vez, quando Alexey Leorov saiu de sua nave para o espaço, ficando 12 minutos fora da mesma. Em 1966, um astronauta americano passou cinco horas trabalhando em atividades extra-veiculares.

Dois anos mais tarde, em 1968, a nave norte-americana Apollo 8 realizou um voo tripulado até a órbita lunar. Um ano depois deste marco, Apollo 11 foi enviada à Lua, tripulada por Neil Armstrong e Adwin Buzz Aldrin, aterrissou em solo lunar, tendo os dois tripulantes como os primeiros a pisarem na Lua. Apollo 11 ainda é muito questionada e sofre de várias teorias conspiradoras até hoje, e um dos argumentos é a grande pergunta “ Se naquela época mandaram o homem à Lua, por que não obtivemos mais avanços até hoje? Por que ninguém mais foi até lá?”

Os soviéticos foram derrotados pelos norte-americanos após este marco, e concetraram-se e, criar estações espaciais orbitais. Em 1971, lançaram a estação Salyut e logo após a nave Soyus 11 foi a primeira nave tripulada a chegar a uma estação espacial. Dois anos depois, os americanos enviaram sua estação, a Skylab.

O fim da corrida espacial foi em 1975, quando norte-americanos e soviéticos se juntaram no projeto Apollo-Soyuz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com