TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrida no Brasil

Relatório de pesquisa: Corrida no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

A raça no Brasil

Qualquer trabalho sobre jumento no Brasil,tem que começar no nordeste.Pois é a única região brasileira onde esse animal faz parte da paisagem.

Jumento Nordestino

O jumento nordestino, vulgarmente chamado de jegue no Nordeste brasileiro, é um dos animais que maiores serviços tem prestado, e onde é utilizado no trabalho e no transporte junto a populações carentes. É utilizado do Sul da Bahia até o maranhão, é muito resistente e utilizado para montaria e para transporte de carga.

Aprumos

Animais de tração, rústicos e resistentes a terrenos acidentados e temperaturas altas. Apropriados para o trabalho no campo, lazer, turismo eqüestre e cavalgadas.

• Orelhas

Uma das principais diferenças entre a mula, burro e o jumento é o tamanho das orelhas, sendo as do jumento bem maiores. O tamanho desproporcional das orelhas do jumento se justifica pelo fato de, enquanto animais do deserto, serem capazes de percorrer longas distâncias a procura de alimentos. Distantes do grupo, para não se perderem de vez, localizarem os companheiros e conseguirem voltar, os jumentos precisavam ouvir sons distantes. Com isto, suas orelhas ficaram cada vez maiores, permitindo captar os rinchos dos outros animais, cerca de 3 a 4 km de onde estavam.

Pelagem

Os jumentos têm vasta variedade de cores em sua pelagem e, entre elas, a mais comum é a marrom claro. Também podem ser encontrados nas nuances marrom escuro, preto, e, às vezes, bicolor (também conhecido como pampa). Raras vezes aparecem registros da existência de jumentos de três cores e, ainda, de jumentos de pelagem na cor marrom escura com as quatro patas brancas. Outra curiosidade é o fato de os jumentos serem mais peludos que mulas e burros.

Altura e Peso

Os jumentos possuem alturas variáveis, indo desde 90 cm (miniatura), muito encontrado em parques de diversões e circos, até 1,50 cm e podem pesar até 400 kg.

Curiosidade

Quando sozinhos, sem a companhia de outros iguais, os jumentos são excelentes guardas de rebanho. Podem conviver pacificamente com cabras e ovelhas e defendem bravamente esses animais contra o ataque de cães. Porém, quando há outros jumentos, eles se fazem companhia, perdendo essa característica.

Por ser um animal do deserto o jumento teve que se adaptar a tal situação, entre elas esta a capacidade de se manter com uma alimentação grosseira e escassa, situação que um cavalo dificilmente suportaria. As orelhas são desproporcionalmente grandes, isto se deve ao fato que no deserto, por falta de alimentação adequada, os jumentos tinham que viver longe um dos outros, as orelhas grandes servem para ouvir sons distantes e assim localizar seus companheiros. O relincho do jumento pode ser ouvido até 3 ou 4 km de distância, esta é outra maneira que a natureza adaptou o jumento, desta forma eles podem se localizar em uma área bem maior.

Referencias biológicas

http://www.mfrural.com.br/lista_rural_lista.aspx?cat=19&mnop=Associacoes-Criadores-de-Asininos-e-Muares

http://vidaanimal-rute.blogspot.com.br/2008/05/origem-dos-jumentos.html

http://inctpecuaria.com.br/images/informacoes-tecnicas/serie_jumentos.pdf

Raça no Brasil

Jumento Pegâ

O jumento Pêga, raça de asininos formada em Lagoa Dourada – MG, onde existe a maior concentração de Jumentos Pêga no Brasil, é hoje o orgulho da pecuária nacional. Igualmente dóceis inteligentes e resistentes, os jumentos Pêga são os mais procurados pelos criadores no Brasil,além de serem utilizados para o trabalho no campo.

Aprumos

O jumento da raça Pêga possui um padrão racial oficial, sendo suas principais características gerais:

• Pelagem: Serão admitidas as pelagens pêlo de rato, ruã e ruça, sempre com a faixa crucial e a listra de burro;

• Altura: Machos - mínima de 1.25 m. Fêmeas - mínima de 1.20 m;

• Forma: Sempre proporcionais, tronco relativamente longo e profundo, tórax amplo, porte médio, membros bem aprumados;

• Constituição: Forte e de condições sadias;

• Qualidade: Ossatura forte, seca e boas articulações, pele fina, coberta por pêlos finos;

• Temperamento: Demonstrando vivacidade com expressão ativa e dócil.

Curiosidade

- Que um costume antigo é dar um nó na cauda dos muares antes de montar?

É um costume do século passado, quando muares eram largamente utilizados como principal meio de transporte nas longas viagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com