TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise de 1929 (A Grande Depressão)

Por:   •  13/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 2

A Grande Depressão começou nos Estados Unidos, mas rapidamente se transformou em uma recessão econômica mundial, devido às relações especiais entre os Estados Unidos e a economia europeia. Após a Primeira Guerra Mundial, os EUA se tornou o maior credor e financiador da Europa, cuja economia nacional tinha sido muito enfraquecida por dívidas de guerra e pela necessidade de pagar reparações da guerra. Então, uma vez que a economia americana caiu, a prosperidade tende a entrar em colapso também. Os países em que a Depressão mais atingiu foram as que possuíam mais dívidas com os Estados Unidos, ou seja, a Alemanha e a Grã-Bretanha. Na Alemanha, o desemprego subiu acentuadamente a partir do final de 1929. A Grã-Bretanha foi menos severamente afetada, mas os seus setores industrial e de exportação manteve-se seriamente deprimida até a Segunda Guerra Mundial. Muitos outros países foram afetados pela crise em 1931.

A Grande Depressão foi causada por desequilíbrios na economia dos EUA que havia sido ocultado pelo crescimento dos anos 1920.

A Grande Depressão foi uma recessão econômica na América do Norte, Europa e outras áreas industrializadas do mundo, que começou em 1929 e durou até cerca de 1939. Foi a maior e mais grave depressão experimentada pelo mundo industrializado.

A Grande Depressão teve consequências importantes na política. Nos Estados Unidos, a decadência econômica levou à eleição de Franklin D. Roosevelt à presidência no final de 1932. Roosevelt introduziu uma série de mudanças importantes na estrutura da economia americana, como o aumento da regulação do governo para promover uma recuperação. Mas, apesar dessa intervenção, o desemprego e a decadência econômica continuaram, embora um pouco reduzida, em 1939 com a eclosão da II Guerra Mundial. A depressão terminou completamente logo após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial em 1941.

Após a Grande Depressão, as ações do governo vieram a assumir um papel principal na garantia da estabilidade econômica na maioria dos países industrializados, com as economias de mercado.

Embora a economia dos EUA tivesse entrado em depressão seis meses antes, a Grande Depressão começou com uma decadência catastrófica dos preços do mercado na Bolsa de Nova York em outubro de 1929. Durante os três anos os preços de ações nos Estados Unidos continuaram a cair. Muitos bancos foram, consequentemente, obrigados a declarar falência. O fracasso de tantos bancos levou a redução de gastos e de procura e, consequentemente, da produção. O resultado foi drasticamente a queda na produção e aumento do desemprego.

O Brasil, infelizmente, estava entre os países que foram afetados pela crise, pois os EUA compravam muito café e a crise fez com que a importação deste diminuísse e o mesmo com o preço e para não desvalorizar o café, o governo queimou toneladas de café. Porém, além de tudo, a crise causou uma vantagem no Brasil: o desenvolvimento da indústria brasileira.

Quase todas as nações procurou proteger a sua produção interna impondo tarifas e aumentando as já existentes. O objetivo destas medidas era reduzir o volume do comércio internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com