TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronologia Da Katana

Trabalho Escolar: Cronologia Da Katana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

A importância em se conhecer a cronologia da espada japonesa (nihon-to) está no fato de que a evolução da forma e processo de fabricação levaram a criação de espadas com características semelhantes. Apesar de diferenças individuais de cada artesão, o conhecimento da cronologia das nihon-to permite apreciar os detalhes das diversas espadas.

Jokoto: Início do Período Heian (794 – 1099 DC) Espadas muito antigas, antes da evolução e forma características das espadas japonesas. Geralmente lâminas retas, às vezes de dois gumes. Só são vistas em templos ou em museus e sítios arqueológicos. Poucos espécimes.

Koto: Final do Período Heian (1100) até o Período Momoyama (1600). São as espadas consideradas antigas. Neste período já podemos observaar a evolução da metalurgia e manufatura das espadas japonesas até sua forma atual familiar. As bases da forja, têmpera e polimento já estão desenvolvidos. As mais antigas são todas Tachi (espadas longas muito curvas carregadas com o gume voltado para baixo e com a ponta mais fina que a base). Por volta de 1573 é que aparece a Katana, cuja forma e nome populariza a espada japonesa, utilizada enfiada dentro do obi com o gume voltado para cima. Lentam,ente a Katana substitui a Tachi como espada japonesa.

Shinto: Período Edo (1600) até o reinado do imperador Tenmei (1781). Consideradas novas espadas. As espadas deste período são quase exclusivamente katanas e wakisashis. Como nesta época apenas samurais podiam portar espadas e o Japão passava por um período de paz, espadas forjadas neste período eram destinadas para a elite. Do mesmo modo que sua fabricação chegou ao ápice da técnica, seu mercado diminuiu.

Shin Shinto: Do período Edo, por volta de 1781 até o Período Meiji (1867). As novas espadas novas deste período pouco diferem do aspecto das Shinto, porém o seu custo era cada vez mais elevado e seu mercado cada vez menor, antevendo as dificuldades pelas quais os artesãos passariam no período posterior.

Gendaito: Período Meiji (1867) até a Segunda Guerra (cerca de 1940). Com o decreto de Hatorei que proibia o uso em público de espadas pelos samurais chega o fim das Shin Shinto. A fabricaçõa de espadas sofre um duro golpe e poucos espadeiros mantém-se no ramo. O mercado de espadas fica cada vez mais restrito.

Showato: Na Segunda Guerra surge a necessidade da produção em massa de espadas para suprir as forças armadas. Espadas produzidas neste período são de baixa qualidade e não são nem classificadas como katana

Shinsakuto: Após a segunda guerra, tanto a morte de vários espadeiros como a proibição imposta ao Japão em fabricar armas quase destruiu a arte da fabricação de espadas. Apenas em 1953 é que se recomeçou a forjar nihon-to. Para diferenciá-las da categoria de armas e classificá-las como manifestação artística única, foi cunhado o termo shinsakuto. A diferenciação é tênue e o termo gendaito também é usado para denominar as espadas modernas. A principal diferença é que as espadas atuais reapresentam formas e padrões de escolas mais antigas. Consideradas objetos artísticos únicos, apresentam as mesmas características e capacidades marciais das antigas nihon-tos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com