TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronologia Da Família

Artigo: Cronologia Da Família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 8

GENOGRAMA E CRONOLOGIA DA FAMÍLIA

Entrevista

Roque Mota

INTRODUÇÃO

Os Genogramas são retratos gráficos da história e do padrão familiar, os quais servem para mapear a família em cada fase do seu ciclo vital. Os objetivos do trabalho é proporcionar uma visão trigeracional da família e de seu funcionamento, através de ciclo de vida, tomando como base seus pressupostos na teoria do sistema com intuito de compreender o funcionamento familiar, do ponto de vista clínico.

GENOGRAMA: ROTEIRO DE ENTREVISTA

1. Quais são as características das famílias de origem: nomes (iniciais) datas de nascimento e mortes dos avós e filhos, etnia, religião, instrução, profissão, situação econômica, número de filhos e valores transmitidos aos filhos?

Resp.: Paternos: Paulo nascido em1908 na cidade de Santo Amaro da Purificação, Bahia. Faleceu aos 77 anos vítima de tuberculose no ano de 1985 era lavrador e Matides nasceu no ano de 1923, na cidade de São Francisco do Conde na Bahia, dona de casa e trabalhava no campo na sua pequena roça. Dez anos depois do falecimento de Paulo ela entra em óbito devido a um acidente vascular cerebral (avc). Eram negros, católicos, tiveram dez filhos, cinco mulheres e cinco homens, mudou para capital baiana na década de 70, toda a família abandonou o município. Situação econômica de renda mínima era pobre, sem instrução escolar, foram os poucos os filhos que conseguiram ser alfabetizados. No ano de 1993 a família sofre duas perdas, Manoel morre de câncer no esôfago, passado alguns meses sua irmã Maria vem a falecer de câncer no pâncreas, três anos depois Maura a segunda filha tem morte por consequência do fumo, câncer nos pulmões, Pedro morava em São Paulo, apresentava um problema no coração, fez cirurgia se recuperou, porem em 2004 veio a óbito, a primeira filha faleceu no Hospital Roberto Santos em Salvador em 2010 vitima de infecção hospitalar, depois de uma cirurgia de vesículas. Os valores transmitidos aos filhos, ter respeito, falar a verdade e viver pela verdade. Maternos: João Jorge e Maria, as datas de falecimentos são ignoradas, viviam em uma ilha próxima a São Francisco do Conde chamada Cajaiba, tiveram cinco filhos, quatro homens e uma mulher, os quatro estão mortos e não sabe como eles faleceram. Maria casou-se com apenas 13 anos, morreu por tomar remédio para lombrigas e acabou exercendo na dose por falta de conhecimento, aos 42 anos de idade.

2. Identificar a família focalizada: Nomes (iniciais), estado civil, datas de nascimento, profissão, nível socioeconômico, nível de instrução dos pais e filhos, datas das uniões e separações dos pais, datas das mortes de membros da família.

Resp.: Irênio nasceu em 09/07/1938 e Anatália em 11/12/1942, casados há 50 anos, pedreiro, dona de casa, nível socioeconômico baixo, ela alfabetizada e ele não; o grau de instrução dos filhos nível médio; no dia 15 de junho de 1979, faleceu o primeiro filho de acidente vascular cerebral.

3. Como é a relação com as famílias de origem: antes e depois do casamento e após o nascimento dos filhos?

Resp.: Ele começou a namorar com ela, tinha apenas 13 anos, ficou grávida e casaram, ela ficou praticamente órfã, sem ninguém por ela e por isso optou pelo casamento, mesmo assim antes e depois do casamento e após o nascimento dos filhos ela sofreu muito.

4. Como é a relação do casal com as famílias de origem: antes e após do casamento e com a chegada dos filhos?

Resp.: Por ela ficar órfã perdeu sua mãe com 11 anos, e sem ter irmãos e ninguém por ela, não recebeu afeto, carinho, sempre era cobrada para fazer os serviços domésticos mais pesados mesmo estando grávida.

5. Como é o relacionamento intra-familiar: antes, depois do nascimento e nas várias etapas do desenvolvimento dos filhos?

Resp.: Como foi falado anteriormente, não havia afeto, nem antes e nem depois do casamento, os filhos nasceram e as várias etapas do desenvolvimento dos filhos ela mesma que acompanhou, pois ele só queria farras e a família dele não comentava nada.

6. Quais são as principais funções e responsabilidades do pai ao longo de casamento?

Resp.: A principal função e responsabilidade era trabalhar para dar o de comer para os filhos, semanalmente ele recebia o dinheiro e mandava ela comprar alimentos, porém o dinheiro era muito pouco, pois a maior parte ele gastava com mulheres.

7. Quais são as principais funções e responsabilidades da mãe?

Resp.: Trabalhar como doméstica para dar educação aos filhos, roupas, remédios e acima de tudo não deixar que os filhos fossem corrompidos pelas drogas.

8. Quais são as principais funções e responsabilidades dos filhos?

Resp.: O principio básico respeitar o seu semelhante como você mesmo. Cuidar um do outro, não deixar faltar nada.

9. O que é considerado certo e errado no comportamento familiar?

Resp.: É considerado certo amar uns aos outros, favorecer ao que está precisando de algo, não deixar o outro só. É errado fumar, tomar bebidas alcoólicas, usar a violência.

10. Qual é a atitude do casal diante dos comportamentos desviantes dos filhos?

Resp.: São chamados para uma conversa séria, são advertidos.

11. Quais são as atividades de lazer mais frequentes na família?

Resp.: Reunião de família, sempre tem alguém fazendo aniversário ai todos se divertem.

12. Quais são os momentos e locais em que a família se reúne mais frequentemente?

Resp.: Nos cultos da igreja que frequentamos.

13. Quais são os principais êxitos e fracassos familiares?

Resp.: O maior êxito a paz que a minha mãe na infância e adolescência não teve e hoje ela se emociona ao ver que superou os desafetos e manteve a família unida. Fracasso, segundo a minha mãe um sonho que ainda não foi realizado, não quis revelar.

14. Quais são os principais sucessos sociais, econômicos e políticos?

Resp.: Social:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com