TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA COLÔNIA BRASILEIRA DO EMPIRE

Projeto de pesquisa: DA COLÔNIA BRASILEIRA DO EMPIRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

Organize-se!

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1-Com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos, inicia-se o período histórico conhecido como Idade Moderna e, naquela região, o comércio com os povos ocidentais passa a ser proibido. Qual a relação deste fato com a chegada dos portugueses às terras que seriam chamadas de Brasil?

R-Desde o século XIII os portugueses conheciam bem o mar , pois sua base econômica era fruto da pesca e extração do sal , assim surgiram cidades no litoral português desenvolvendo um intenso comercio , foi procurando ventos de calmaria para chegarem até a índia que descobriram o Brasil , além de se tornarem pioneiros da expansão marítima, com isso conseguiram chegar ao Brasil.

2- Ao chegar às terras brasileiras, quais foram as primeiras impressões que os portugueses tiveram da natureza e dos nativos que aqui viviam? Registre-as, de acordo com a leitura do fascículo.

R-Os portugueses se encantaram com os índios , que na maioria eram povo tupi-guarani.o Brasil não mostrou riquezas imediata ,ou seja não apresentou vantagem comercial,mas segundo a carta de Pero Vaz de Caminho pode se notar o deslumbre dos portugueses com a terra desconhecida, extensão territorial, o clima fresco, a abundância da água e da vegetação, levava a comparar a nova terra com um paraíso.

3- Escreva um texto sobre o período colonial e a exploração do trabalho escravo, destacando seus principais aspectos.

R- A primeira relação de trabalho entre portugueses e índios brasileiros foi o escambo. Os portugueses ofereciam objetos (espelhos, apitos, cordas, facas e etc.) aos índios em troca do trabalho no corte e transporte de pau-brasil.

Com o estabelecimento dos engenhos de açúcar no nordeste do Brasil, os colonos precisavam de grande quantidade de mão-de-obra. Muitos senhores de engenho recorreram a escravização de índios. Invadiam as tribos de forma violenta e os obrigavam a trabalhar.

Mas houve muitos problemas com os escravos índios:

Desde o início a escravidão indígena não deu certo pelos seguintes motivos:

- Os índios não agüentavam o trabalho forçado e intenso nos engenhos;

- Muitos indígenas resistiam ao trabalho forçado, não trabalhando (mesmo recebendo punições físicas) ou tentando a todo custo fugir para a mata;

- Muitos indígenas morreriam de doenças trazidas pelos colonos portugueses como, por exemplo, sarampo, varíola e gripe.

No século XVI os nativos foram substituídos por africanos, pois os negros tinham menos chance de fugir, pois desconheciam a língua e o

território Brasileiro,e assim os portugueses poderiam estabelecer relações boas com os índios e livrar se de seus ataques.

A escravidão marcou a sociedade brasileira, ter um escravo era sinônimo de riqueza. Eles realizavam quase todo o trabalho e trabalhavam até o limite de suas forças , sem nada em troca .

4-Disserte sobre a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana, movimentos de revolta pela independência do Brasil.

R-A Inconfidência Mineira: no século XVIII com a dificuldade financeira de Portugal , aumentava, sua dependência por produtos manufaturados , e sua única fonte de renda , era o ouro do Brasil . A elite mineira lutava por independência organizada pelos estudantes.Os grupos organizadores formado pela elite de mina gerais criaram um programa revolucionário,com um plano de proclamação da republica no dia que fosse cobrado impostos atrasada , mas um traidor infiltrado avisou o governador que sabendo , suspendeu a arrecadação . O movimento foi denunciado por Joaquim Silvério dos Reis, ao governador da província em troca do perdão de suas dividas com o governo, os inconfidentes foram presos e condenados, enquanto Tiradentes foi enforcado os outros foram exilados na África.

A conjuração baiana(ou revolta dos alfaiates) 1798 , foi um movimento organizado por negros e mestiços, que defendiam a proclamação de República

, o fim dos privilégios, a igualdade entre as etnias e a abolição da escravatura porém com caráter popular, por ter caráter popular sua repressão foi muito mais severa,resultando na morte ou exilo dos lideres.

5-Após a Independência, como foram organizados e como funcionaram o Primeiro e Segundo Reinados, no Brasil?

.R- Primeiro Reinado_ período que abrange os anos de 1822 a 1831 ficou conhecido como o Primeiro reinado. Foi um momento bastante conturbado da história brasileira, marcado por crises de natureza econômica, social e política.

O imperador dom Pedro 1º iniciou o processo de organização do Estado brasileiro, através da criação de órgãos burocráticos e administrativos, a criação de um exército permanente e a elaboração de leis constitucionais.

O Partido Brasileiro se dividiu entre duas facções: a conservadora e a liberal. Os conservadores desejavam a criação de um governo fortemente centralizado, com uma monarquia dotada de amplos poderes. Os liberais desejavam a criação de uma monarquia constitucional e a descentralização administrativa e autonomia das províncias.

O Segundo Reinado é a fase da História do Brasil que corresponde ao governo de D. Pedro II. Teve início em 23 de julho de 1840, com a mudança na Constituição que declarou Pedro de Alcântara maior de idade com 14 anos e, assim assumir o governo.

A política no Segundo Reinado foi marcada pela disputa entre o Partido Liberal e o Conservador. Estes dois partidos defendiam quase os mesmos interesses, pois eram elitistas. Neste período o imperador escolhia o presidente do Conselho de Ministros entre os integrantes do partido que possuía maioria na Assembleia Geral. Nas eleições eram comuns as fraudes, compras de votos e até atos violentos. O fim do Segundo Reinado ocorreu em 15 de novembro de 1889,quando o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, destituiu o Conselho de Ministros e seu presidente. No final do dia, Deodoro da Fonseca assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial brasileira viajaram para a Europa. Era o começo da República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo, de forma provisória, o cargo de presidente do Brasil.

...

Baixar como  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »