TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Artigos Científicos: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE HISTÓRIA

DESAFIO PROFISSIONAL

FELIPE APARECIDO NUNES DAS DORES - RA: 8748924193

JORGE RIBEIRO DE PAULA JUNIOR - RA: 8519895573

NOME COMPLETO DO ALUNO RA:

JOSÉ ANTONIO DE CASTRO CAETANO – RA: 9372315677

NOME COMPLETO DO ALUNO RA:

NOME COMPLETO DO ALUNO RA

THAIS FERNANDES MACIEL CAMPOS SILVA - RA: 8739113279

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Leitura e Produção Textual”, “Desenvolvimento Pessoal e Profissional” e “Tecnologias Aplicadas à Educação” do 2º Bim/2014, sob orientação do tutor Luís Gustavo Martins de Souza.

TAUBATÉ

2014

I – Introdução

Não me poupeis, pois, neste instante,

Prospetos, máquinas, painéis.

(Goethe)

Atualmente o Brasil é a quarta nação do mundo em número de “nativos digitais”, segundo dados compilados pela União Internacional de Telecomunicações, agência da ONU dedicada a temas relacionados às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Esses “nativos digitais” são jovens de 14 a 24 anos que utilizam a Internet a mais de quatro anos seguidos. Também somos o país em maior tempo de permanência na Internet. O número de celulares com acesso à Internet no Brasil também é maior que o próprio número de habitantes que são mais de 250 milhões de celulares com acesso à Internet. Mesmo na periferia das grandes cidades os jovens já vivem a realidade de estarem conectados e manusearem smartphones com conteúdo interativo. Acessam as redes sociais, postam fotografias, enviam os chamados “torpedos” e mantém uma via de comunicação com seus amigos através de novas tecnologias.

Em decorrência desse panorama, a ONG Esperança criou o projeto “Esperança com tecnologias para a educação”, que visa o uso de novas tecnologias que serão aplicadas diretamente à educação e capacitação docente em sua sede, com a criação de uma sala temática, focada no ensino de história, mormente a História das Grandes Civilizações.

Abordamos neste contexto, o uso de recursos tecnológicos para o ensino, que permitirá acesso a um novo mundo de conhecimento por parte da comunidade, alunos beneficiados pela ONG e docentes que ali exercem seu trabalho social. A introdução das TICs no ambiente da ONG Esperança permitirá aos formadores o aprimoramento de seus conhecimentos e aos jovens e crianças que frequentam o ambiente, a possibilidade de interagir com os temas propostos através de meios com os quais eles já estão acostumados em seu ambiente social, não descartando o professor como mediador nesse processo como relata LEIVAS, 2001:

"...a utilização e incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, em sala de aula são importantes quando a mesma é utilizada para auxiliar os alunos na construção de novos conhecimentos. Contudo, essa construção dos alunos não deve ser realizada solitariamente, porque o ensino é um processo conjunto, compartilhado, no qual o aluno, tendo o educador como mediador, pode se mostrar autônomo na resolução de tarefas." (LEIVAS in SILVA, 2001, p.84)

Contudo, abordamos no passo 1, alguns dispositivos tecnológicos, que tem suma importância para a ajuda na formação discente, as justificativas pelas quais os escolhemos, seus objetivos e como podem auxiliar na assistência a algumas dificuldades encontradas hoje nos ambientes de formação educacional, abordamos a importância do uso desses materiais no passo 2 e direcionamos as formas de melhorar esse conhecimento através de formação docente em um curso on-line, vídeos de utilização de conhecimento, entre outros que assumem um papel de destaque hoje, como auxiliar de produção educacional e aprendizagem.

II – Desenvolvimento

2.1 – Uso de recursos tecnológicos em sala temática/ambiente.

As novas tecnologias aplicadas a área da educação devem ser utilizadas com objetivos específicos, considerar a capacidade cognitiva e a faixa etária dos usuários, as estratégias didáticas e a capacidade de operacionalização. A ONG Esperança conta com ambientes/salas temáticas, que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas das crianças e adolescentes e cabe a você propor como será este espaço. Visualize um ambiente/sala temática (brinquedoteca, sala de artes, oficina de música, etc), relacionada a sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas.

Ambiente/Sala Temática: HISTÓRIA – CIVILIZAÇÕES ANTIGAS

Usuários: ALUNOS DE 12 À 17 ANOS, DOCENTES E COMUNIDADE

Recursos Tecnológicos Justificativa e estratégias de uso Objetivos Aplicação de tecnologias assistivas

Micro Computador

O uso de softwares educacionais, possibilitam o desenvolvimento de atividades de maneira construtiva e permitem que o aluno interaja com o conteúdo ministrado. O computador aguça a curiosidade dos alunos. É incontestável o fascínio que o computador provoca nos alunos, independente de suas idades.

Fazer com que o aluno deixe de ser assistente (passivo) para assumir o papel de construtor do seu conhecimento.

As tecnologias da informação são importantes alternativas para um grande número de pessoas com paralisias, amputações, dificuldades de controlo dos movimentos, cegueira e surdez. Estes recorrem a vários sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com