TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DILMA: CHANCE PARA A DEMOCRACIA?

Monografias: DILMA: CHANCE PARA A DEMOCRACIA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

BARBOZA FILHO, Rubem. Dilma: chance para a democracia?. Boletim CEDES/ UERJ. Rio de Janeiro, dezembro-janeiro.

RESENHA

O autor introduz o texto com uma crítica ao modo de governar do PT, que seria muito mais religiosa e teológica do que republicana. Fazendo-nos remeter a seguinte pergunta: o governo da Dilma vai ser ou é uma democracia?

Mostrando como acontece o governo monárquico, isto é, um governo de Reis, passado de geração a geração, cujas essências são redentoras e expressivas ao rei e em seguida contrapondo com o modo de governar republicano, que seria um governo bem mais democrático, Barboza, mostra um exemplo de um discurso republicano, o do Presidente dos Estados Unidos – Obama- nele é introduzido às questões sobre liberdade, igualdade e união, onde o autor nos faz depreender que os problemas que são aparecidos na república podem ser resolvidos se o presidente é fiel ao modo de governar, seguindo as teorias de seu regime.

Outras questões são trazidas à tona, como a que a presidente e seus principais assessores parecem estar orientados por um programa de rotinização do carisma de Lula e da administração racionalizada de seu enredo. E tais questões, nos fazem perceber que o autor é de oposição ao PT. Ele argumenta que o PT não é um partido fiel a sua origem e ao modo de como fazia política.

De fato o que o autor nós mostra é verídico, mas cabe ressaltar que tal governo fez muitas coisas positivas para o povo Brasileiro, como: parcerias internacionais bem sucedidas, politicas públicas, desenvolvimento econômico e entre outros.

Finaliza então, que nesta pratica do PT de romper com suas origens socialistas, ele se iguala ao modo de fazer politica capitalista. Entretanto, para poder mudar seu modo de fazer politica é preciso de uma teoria, mais não temos circunstâncias para encontrá-la. Vale ressaltar que no Brasil, Celso Monteiro Furtado é um dos únicos economistas que chegou a formular teorias que são validas até hoje. E que para isso seja revertido é preciso investir em educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com