TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição Jesuítas

Seminário: Definição Jesuítas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Seminário  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

Jesuítas - A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa da Igreja Católica, fundada na Europa em 1540 por Inácio de Layola. Era formada por padres designados de jesuítas, que tinha como missão catequizar e evangelizar as pessoas, pregando o nome de Jesus.

Ratio Studiorum – Foi um método de ensino, que estabelecia o currículo, a orientação e a administração do sistema educacional a ser seguidos, instituído por Inácio Layola para direcionar todas as ações educacionais dos padres jesuítas e, sias atividades educacionais, tanto na colônia quanto na metrópole.

Catequese - Período de formação voltado aos sacramentos especialmente à Primeira Eucaristia e a Crisma. Podemos definir a Catequese como: Processo permanente de educação na fé que se realiza em primeiro lugar na família.

Conversão – Conversão religiosa é a adoção de uma nova identidade religiosa, ou uma mudança de identidade religiosa para outra. Isto envolve tipicamente o devotamento sincero a um novo sistema de crença, mas também pode ser concebido de outras maneiras, como adoção em uma identidade de grupo ou linha espiritual.”Conversão” não ocorre apenas de uma religião para outra, mas também entre diferentes setores, como as das denominações protestantes que possuem mesma fé, e neste caso, a mudança é motivada por questão de identidade.

O Alvo da Educação Jesuíta – O público alvo era preferencialmente as crianças, pois com elas os padres recolhiam o material para a organização da língua e expandiam sua obra catequizadora, ensinando as cantigas, repetidas para os parentes em sua própria língua. Os religiosos promoveram a educação e evangelizar os indígenas, apresentando peças em tupi ou em português.

Contra-Reforma - A Contra-Reforma foi um movimento da Igreja Católica no século XVI que surgiu como resposta às criticas dos humanistas e de diversos membros da igreja e de importantes Ordens Religiosas, tais como os Franciscanos , Dominicanos e Agostinhos, e austeridade primitivas. Além disso, a Contra-Reforma surge também como resposta ao avanço da Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero. Este movimento assume assim uma vertente de Reforma Católica (que procura definir a Doutrina da Igreja e a disciplina do clero) e uma vertente de Contra-Reforma que procura combater e impedir o avanço do protestantismo. Os principais meios utilizados pela Igreja Católica para efetuar a sua Reforma foram a criação de novas ordens religiosas ( destacando-se a Companhia de Jesus) e a realização do Concílio de Trento.

Reforma Protestante – A reforma protestante foi o movimento de renovação da Igreja liderado por Martinho Lutero. Ocorreu no século XVI e teve início na Europa Central. A Reforma Protestante foi responsável pela criação de várias igrejas, sendo que todas elas se declararam da autoridade do Papa. A decadência das várias ordens da Igreja Católica originou a necessidade para a criação de uma reforma na Igreja. Naquela altura, vários sacerdotes estavam envolvidos em tarefas ilícitas e mundanas e a venda de indulgências prejudicava muitas pessoas. Além disso, vários elementos da realeza pretendiam dominar a Igreja e obter os seus bens, para conseguirem aumentar o seu poder e influência.

Colonização – É o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado pais ou região vão para uma outra região (desabitada ou com nativas) para habitar ou explorar. No processo de colonização ocorre, a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados ou vice-versa. Existem dois tipos de colonização: de exploração e de povoamento.

Pedagogia Tradicional – A pedagogia Tradicional teve seu inicio no século XIX, passou com grande força para o século XX e ainda perdura raízes pelo século XXI. Reconhecida como tendência liberal, esta chegou como pioneira e sem muitas mudanças e fora sempre bruta, pois faltam modificações drásticas, já que esta foi substituída pelo paradigma posterior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com