TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demócrito De Abdera

Trabalho Escolar: Demócrito De Abdera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 2

Demócrito vem do grego antigo significa, “escolhido do povo”, é considerado um pré-socrático, apesar de ser contemporâneo a Sócrates e possui uma cultura semelhante à Aristóteles. Sabemos pouco sobre a vida do último grande filósofo da natureza, cientista atomista e historiador. Quanto a data do seu nascimento temos apenas teorias para nos orientar, que leva a 460 a.Cà 370 a.C., nascido emAbdera, uma colônia jônica na Trácia (Grécia), costas do Mediterrâneo.

Demócrito foi discípulo e sucessor de Leucipo de Mileto na direção da escola de Abdera, considerado o principal representante da escola atomista, concordava com seus antecessores num ponto: as transformações que se podiam observar na natureza não significavam que algo realmente se transformava, descobriu que a matéria não é infinitamente divisível e sim formada por entidades indivisíveis chamados átomos, presumiu, então, que todas as coisas eram constituídas por uma imensidade de partículas minúsculas, invisíveis, segundo ele tudo na natureza era formado por átomos, inclusive a alma humana. Rico viajou muito, gastando sua fortuna em viagens para fins de estudos. Durante sua vida buscando conhecimento, passando pelo o Egito e Ásia, estudou epistemologia, matemática, astronomia, metafísica, geografia, ética e física, conquistando assim um amplo saber. Os únicos assuntos que ele evitava falar era sobre política e religião.

Demócrito escreveu:

“De todos os meus contemporâneos, fui eu quem cobriu a maior extensão em minhas viagens, fazendo as mais exaustivas pesquisas; eu vi a maioria dos climas e países e ouvi o maior número de homens sábios.”

Na época era conhecido como o “filosofo que ri”, pois debochava da teoria de outros filósofos, com isso chegando até a criar inimigos, como Platão que queria que todos os seus livros fossem queimados. O seu trabalho não foi aceito em Atenas, mas onde embora Aristóteles comentasse extensivamente suas obras. Porem as obras de Demócrito não sobreviveram, tudo que se sabe hoje vem de comentários de outros autores, onde de sua obras só restaram fragmentos, a possível causa da suas da mesmas não serem preservadas foi pelo fato de que não foi feito em Atenas, onde teriam tido a possibilidade de serem arquivados, como por exemplo aquelas de Anaxágoras e outrem, na biblioteca da academia.

Entre suas obras, Destacam-se:

• Pequena ordem do mundo

• Da forma

• Do entendimento

• Do bom ânimo

• Pitágoras

• Preceitos

Demócrito possui um breve relato sobre o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral na Grécia antiga, com isso foi considerado um dos responsáveispelas mudanças fundamentais na matemática, onde seus idéias foram de grande importância para o desenvolvimento da teoria atômica da matéria.

O local da morte é desconhecido, a causa foi fome e fraqueza, o mesmo decidiu parar de comer, pois achava que havia vivido demais. Porem segundo um astrônomo grego, Hiparco, Demócrito viveu 109 anos, sendo esta informação inserta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com