TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Durante o século XX e inicio do século XXI as lutas pela igualdade de gênero, étnico-racial e também pelo respeito à diversidade tem sido constantes. Todavia, o predomínio de atitudes e convenções sociais discriminatórias, em todas as sociedades, ainda é uma realidade tão persistente quanto naturalizada.

Sabe-se que há necessidade de promover situações significativas e interessantes para as crianças no desenvolvimento dos temas diversidade e multiculturalismo e assim contribuir para a formação de cidadãos críticos e atuantes quebrando barreiras para o exercício da cidadania desde a Educação Infantil.

O nosso maior Desafio Profissional é promover o desenvolvimento de valores como o respeito e a valorização da cultura brasileira entendendo a mistura de varias raças, onde cada qual contribui para a formação do que somos hoje.

1-DESENVOLVIMENTO

PASSO 1

1.1 Diversidade e Multiculturalismo nas escolas

De acordo com Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) de acordo com o Art. 26- mostra que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e historia brasileira.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) devem considerar e respeitar a pluralidade e diversidade da sociedade brasileira e das diversas propostas curriculares de educação infantil existente.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana fundamenta-se na Lei 10.639/2003 que alterou a Lei 9.394/96 – LD, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de historia e cultura afro-brasileira e africana. Assim, determina que: deve-se ampliar a consciência histórica e política da diversidade fortalecendo a identidade e direitos com ações educativas de promoção de igualdade étnico-racial.

No Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil tem como princípios éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

As propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos. Que assegurem: O reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação; A dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência – física ou simbólica – e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes.

Passo 2 –

1.2 Comemoração do Dia do Surdo da Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador

Disponível em: www.sed.ms.gov.br

Acesso em 11/04/2014

Análise crítica

Os estudantes com deficiência auditiva da Escola Estadual Dorcelina de Oliveira Folador, de Novo Horizonte do Sul, realizam todos os anos no dia 26 de setembro atividades em comemoração ao Dia do Surdo. A escola conta com a parceria de todos os alunos e professores. Com auxílio da professora da Sala de Recursos Multifuncional eles confeccionaram cartazes e participaram de um Ato Público na Avenida João Camargo Sobrinho, próximo à Prefeitura Municipal. O que foi interessante é o companheirismo dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, pois podemos perceber o envolvimento e o interesse em socializar os alunos com deficiência auditiva. A escola conta com uma Sala de Recursos Multifuncional e intérpretes em sala de aula. E podemos perceber que o desenvolvimento das atividades alusivas ao dia foi marcado pela cooperação de todos os alunos, pois cada um tinha em mãos uma letra do alfabeto em Libras. Percebemos que aqui nesta escola acontece o respeito pela diversidade e pelo multiculturalismo.

Passo 3 –

Valorização do Multiculturalismo e práticas comumentes nas escolas

1.3 *Desenho 1- representando uma sala de aula com uma menina mestiça, outra negra e outra com cadeira de rodas.

Podemos trabalhar questões envolvendo raças, preconceito, acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência física. Desenvolver atividades de inclusão na escola e na estrutura da escola e mostrar aos demais que ter deficiência física não afeta as condições cognitiva e motora.

*Desenho 2 - A imagem tem o titulo “Caminho Livre”. Retrata uma cena com os personagens da turma da Monica, de autoria de Mauricio de Souza. São eles: a Monica, um cadeirante e o Cebolinha. O Cebolinha está com uma ferramenta quebrando o meio fio da calçada para disponibilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com