TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigos Científicos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

NITEROI/ RIO DE JANEIRO- 2013

Niterói – Rio de Janeiro POLO - 2011

A TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS COMO INSTRUMENTO DA APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO

Projeto desenvolvido para auxiliar professores e funcionários de escolas publicas em regiões carentes. O estudo foi baseado em alunos do 2 ano do ensino fundamental 1, com idade entre 6 e 7 anos que residem em comunidade carente próxima a instituição de ensino. Essas crianças sofrem diariamente com o abandono, a violência, prostituição e tráfico de drogas o que as transforma em indivíduos agressivos e ansiosos.

Os alunos experimentarão o ensino interdisciplinar com a participação de professores de todas as áreas trabalhando em conjunto para que desenvolvam o potencial de conhecimento e sócio- afetivo das crianças. Professores de português, ciências, geografia, educação física tanto como psicólogos e pedagogos poderão valer-se dos estudos aqui propostos para implementação do projeto e desenvolvimento de atividades.

A Terapia Assistida por Animais aplicada neste trabalho, foi idealizada pela Prof. Dr. Maria de Fatima Martins como descrito em seu resumo: (1)

“Projeto que envolve profissionais de diversas áreas, abordando a educação e a terapia, com o objetivo principal de introduzir pequenas criações no ambiente imediato de crianças, com e sem necessidades especiais. “

Em estudos e projetos já realizados nessa área, nota –se que, o contato e convívio entre homem e animal gera benefícios que são estendidos por toda a vida. O projeto Dr. Escargot apresentou até 2009 resultados promissores. Entre os 700 alunos e suas famílias atendidos pelo projeto, 92% dos pais sentiram maior proximidade das crianças com os animais e 21% tiveram melhoras na alimentação ao observar os hábitos alimentares dos escargots; as crianças mais velhas, se interessaram pelo o ensinar ao serem os portadores de novas informações aos mais novos. (3)

A terapia assistida por animais tem ainda a função de facilitadora nas relações sociais e de auto descobrimento de acordo com KOBAYASHI 2009: (4)

Os resultados de diferentes estudos demonstraram que a TAA pode promover a saúde física através de três mecanismos básicos que incluem a diminuição da solidão e da depressão; diminuindo a ansiedade, os efeitos do sistema nervoso simpático e aumentando o estímulo para prática de exercícios.

RELEVÂNCIA DO ESTUDO

O tema escolhido vai de encontro com a realidade cultural e social do Brasil no século XXI, um país que anseia por mudanças na politica e na postura dos cidadãos. Cabe a nós educadores através dos meios que dispomos, abrandar as divisões sociais e tentar oferecer o aprendizado de qualidade a todas as faixas etárias.

O convívio com os animais vem como forma de amenizar as influências negativas que as crianças vivenciam em comunidades pobres. Humanizando o tratamento dos animais se humaniza também o tratamento entre indivíduos na mesma família e no ambiente de trabalho.

O projeto se dará através de ações conjuntas entre instituição e comunidade para captação de insumos e mão de obra o que despertará em todos os participantes o orgulho de pertencer e ter responsabilidade sobre os resultados do projeto.

OBJETIVOS DO PROJETO

Este projeto tem como objetivo geral implantar a Terapia Assistida por Animais no ensino fundamental em escolas publicas, para que haja melhores resultados no comportamento e aprendizagem dos alunos em foco.

Os objetivos específicos deste projeto são:

Analisar o perfil socioeconômico de dois alunos do 2˚ ano do ensino fundamental 1 da escola Municipal Jean Piaget.

Identificar os possíveis causadores dos problemas de comportamento e aprendizado que os dois alunos apresentam;

Introduzir a Terapia Assistida por Animais de forma interdisciplinar através de atividades desenvolvidas na escola e em casa;

Obter melhora no desempenho escolar e social no aluno que apresenta dificuldade de aprendizado;

Obter melhora no desempenho escolar e social no aluno que apresenta dificuldade de comportamento.

METODOLOGIA

1) Adequação

física da escola;

A escola tendo como representante a diretora Sra. Aline Prado, iniciará uma campanha junto a prefeitura, comércio e empresários locais, bem como a realização de bingos e bazares com o intuito de angariar fundos para a construção de um “quarto” onde a pequena criação será iniciada. Este quarto terá o nome de Toca da Vida.

O projeto arquitetônico será cedido pela prefeitura em parceria com profissionais do ramo; segue abaixo planta hipotética do ambiente. (2)

1.1) Equipamentos

Higienização dos animais: escovas de pelos, secadores, etc.;

Higienização do espaço: seguir mesmo procedimento da limpeza da escola.

Gaiolas individuais para transporte;

Comedores, bebedores e ração.

1.2) Insumos e pessoal de apoio

A prefeitura e comunidade deverão se engajar na divulgação e execução plena do projeto com campanhas ao longo do ano para que os insumos necessários à criação dos animais não faltem.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Escola Municipal Jean Piaget _ Rua Dr. Mario Vianna 1000, Comunidade do Avestruz, Niterói, RJ, Brasil.

Turma do 2º ano do ensino fundamental 1, com crianças entre 6 e 7 anos divididas entre 10 meninas e 10 meninos.

Características da turma:

Atraso no aprendizado;

Problemas comportamentais e de respeito à autoridade do professor e demais funcionários;

Convívio no âmbito familiar com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com