TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desagregação do mundo feudal

Por:   •  27/10/2015  •  Dissertação  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 3

ALUNA :

CURSO :  ELETRONICA – INTEGRADO

     O feudalismo foi um sistema político, econômico, social e cultural que vigorou durante praticamente toda a Idade média.

     Os feudos eram divididos em três tipos de manto: manto senhorial(que era a parte de terra que pertencia ao senhor feudal, trabalhada pelos servos); manto servil(que era os lotes dos servos, também trabalhados por eles) e o manto comunal(que eram os bosques, os rios e os lagos; enfim, o que era de todo mundo).Cada feudo tinha sua própria sua própria igreja.

     A economia era fechada dentro de cada feudo; se o feudalismo se fizesse presente em nossa sociedade, o comércio não existiria. Umas das características do feudalismo é o Pacto de Vassalagem. O pacto em questão se constituiu em um pacto militar de lealdade que era afirmado entre dois cavalheiros. Suzerano era a pessoa quem doava a terra(na maioria das vezes era um rei ou uma pessoa que havia recebido uma terra muito grande) e Vassalo era a pessoa quem recebia a tal terra; sendo que se acontecesse uma guerra o rei mandava chamar todos os seus vassalos para lutarem.

     A sociedade feudal era uma sociedade estamental, com suas classes socias; não havendo mobilidade social, ou seja, quem nascia servo, morria servo e quem nascia nobre, morria nobre.  A sociedade feudal era dividida em três status: clero, nobreza e servos.

     O Clero era uma classe importante, por que detinha os segredos da palavra de Deus e tinha muita influência sobre o rei e seus vassalos.

     O Rei era considerado vassalo de Deus, de quem teria recebido o reino e a autoridade em troca da fé. Os vassalos detinham o poder sobre as terras que lhes eram dadas pelo rei; em troca, pagavam parte de sua produção da terra ao seu senhor.

     Os servos trabalhavam na terra e eram os mais numerosos; pagavam taxas e aluguéis ao seu vassalo pelo uso de pontes, fornos e moinhos, que utilizavam em seu trabalho diário.

     A maioria das pessoas eram analfabetas na Idade Média; quem só sabia ler era alguns monges, o clero e algumas pessoas da nobreza. Um ponto que é importante ressaltar é que não se deva relacionar as estruturas da Igreja da idade média, com a igreja de hoje em dia.

     No início do século XI os mulçumanos invadiram algumas regiões que pertenciam ao Império Bizantino, dentre elas, a cidade de Jerusalém, considerada uma Cidade Santa para nós católicos, pois foi lá que Jesus Cristo passou os últimos dias de sua vida. Em 1095, o Papa Urbano II pediu aos nobres que organizassem uma expedição com o intuito de reconquistar Jerusalém. Essas expedições ficaram conhecidas como cruzadas, que também tinham um objetivo econômico, pois seria possível conquistar cidades comercias importantes.

     De meados do século XI até o século XV  houve um período de desestruturação do sistema feudal.

     O Nascimento do Comércio se deu graças ao aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades; este fato desarticulou o sistema de trocas naturais de mercadorias.

     Com as Inovações Tecnológicas ouve um aumento na produção de alimentos, facilitando também na produção de riquezas; as inovações mostraram a capacidade de produção da humanidade.

     O Crescimento Demográfico, levou automaticamente á necessidade de novas terras para o cultivo. Para cultivar as terras foi necessário abrir os campos, ou seja, desmatar. O desmatamento foi enorme e trouxe terríveis consequências para a sociedade feudal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com