TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição do produto

Ensaio: Descrição do produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  Ensaio  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição

Neste teste, serão avaliados os conceitos ensinados até a Aula 04 (inclusive).

Instruções

Várias tentativas Este teste permite 2 tentativas. Esta é a tentativa número 1.

Forçar conclusão Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.

Pergunta 1

No livro “Espírito das Leis”, o filósofo Montesquieu analisa as relações entre leis e natureza, além dos princípios de cada governo, e desenvolve uma teoria de governo que serve de base às constituições. Nessa teoria busca-se a distribuição da autoridade, de modo a evitar-se o arbítrio e a violência. Tais ideias levaram à criação e separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário. A divisão de poderes independentes e harmônicos entre si é prevista na Constituição Federal de 1988. Com isso, no Brasil impedimos a formação de um(a):

a.

Monarquismo

b.

Parlamentarismo

c.

Presidencialismo

d.

Democracia

e.

Ditadura

2 pontos

Pergunta 2

FHC e Alan García defendem liberdade de imprensa como "direito natural"

[...] Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Alan García, do Peru, discursaram nesta segunda-feira durante a 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e defenderam a liberdade de imprensa como um "direito natural", sem interpretações religiosas ou políticas.

"A liberdade de imprensa é um direito natural e natural é sem interpretação religiosa, pois a universalização dos direitos é a garantia de todos os direitos, individuais e coletivos", afirmou Fernando Henrique no debate "Liberdade de expressão e direito à informação: direitos naturais".

Na mesa de discussão, apresentada pelo empresário Roberto Civita, presidente do grupo editorial Abril, e moderada pelo ativista chileno de direitos humanos José Manuel Vivanco, FHC afirmou que "não existe sociedade livre e democrática sem liberdade de expressão".

"Quando não se tem liberdade de escolher os meios de comunicação não se tem liberdades e democracia não é só ganhar a eleição, é também respeitar um conjunto de regras", ressaltou o sociólogo.

Para Fernando Henrique, "a censura e a autocensura devem ser sempre repudiados".

Fonte: UOL, Notícias. Disponível em < http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2012/10/15/fhc-e-alan-garcia-defendem-liberdade-de-imprensa-como-direito-natural.htm >. Aceso em 07/12/2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com