TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico Do Brasil Durante O Populismo

Monografias: Desenvolvimento Economico Do Brasil Durante O Populismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  562 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

O conceito de revolução econômico, o crescimento econômico, é visto como um fenômeno histórico, como resultado da revolução capitalista, e, no meio delas, da revolução nacional.

Assim, é necessário um conceito histórico de crescimento econômico, e não um conceito normativo. Apesar do desenvolvimento econômico não ser o único objetivo político das nações, é um dos principais. Os outros objetivos são: segurança, liberdade, justiça social, e proteção ao meio – ambiente. O desenvolvimento econômico não pode solucionar estes problemas.

O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL DURANTE O PERÍODO DO POPULISMO

Com a crise e a abolição do trabalho escravo formou – se, no séc. XIX, mais especificamente nos anos 80, formou- se um mercado passivo, com trabalho assalariado, e era preciso abastecer este mercado. Com a luta pela industrialização, no período da primeira guerra, as potências capitalistas suspenderam, temporariamente, o fornecimento de manufaturas, originou – se o processo de SUBSTITUIÇÃO DAS IMPORTAÇÕES, mas, com o fim dos conflitos, as potências retomaram sua vida econômica, na ânsia de preencher os espaços vazios deixados. Após 1930, com a criação do estado novo, no governo de vargas, surgiu a revolução industrial no brasil, em virtude da quebra de barreiras entre as distintas unidades da federação, facilitando a livre circulação de mercadorias. Nesse período veio também a construção de rodovias e ferrovias, que facilitando a integração de regiões mais distantes. Porém, tal industrialização não se difundiu igualmente por todo o Brasil, concentrando , em sua maior parte, em São Paulo, onde seu pólo industrial se tornou um fato consumado.

Na década de 50, segundo o sociólogo Gabriel cohn, iniciou – se um processo de ofertas dos importados, o que persiste até os dias de hoje. Dessa forma, o processo de industrialização pelas potências dominantes já não era mais possível, e a indústria passou a depender de um mercado dotado de dinamismo próprio, e, portanto, autônomo.

Após uma análise macroeconômica da formação do capitalismo latino-americano, e especialmente brasileiro, os autores concluem que os países latino-americanos são incapazes de encontrarem uma via própria para o desenvolvimento econômico e social. A solução seria o desenvolvimento associado(abrindo o mercado interno para fora), ou a revolução socialista, mas, como a segunda alternativa não teria apoio nem no proletariado brasileiro, a única alternativa seria o desenvolvimento-associado. Afinal, o desenvolvimento dependente permite criar o desenvolvimento e mantê – lo.

Foi esta a política que Fernando Henrique Cardoso seguiu, ao chegar no governo.

PAÍSES QUE CONSTITUEM O BRICS

O TERMO BRIC FOI CRIADO EM 2001, PELO ECONOMISTA inglês Jim O’neill, para fazer referência a quatro países: Brasil, China, Rússia e India. Em abril de 2001, foi adicionada a letra “s”, em referência à entrada da África Do Sul (em inglês, South Àfric). Desta forma, o termo passou a ser BRICS. Estes países possuem características comuns, como por exemplo, um bom crescimento econômico, mas não compõem um bloco econômico, apenas formam uma espécie de aliança, que busca ganhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com