TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destruição Das Indias

Pesquisas Acadêmicas: Destruição Das Indias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

BREVISSIMA RELAÇÃO DA DESTRUIÇÃO DAS INDIAS.

Este livro foi publicado em 1552, sobre uma forma de narrativa em que Bartolomeu de Las Casas faz a narrativa dos acontecimentos que ele presenciou ,no formato de um livro impresso. (.No século XVI.)

Las Casas ( 1474-1566) foi um Frade, escritor ,téologo nascido em sevilha era formado em direito grande defensor dos índios,na segunda viagem de Colombo conheceu a América,ele era bem jovem quando seu pai foi com Colombo a América ele era filho de mais um conquistador espanhol que veio para a América em busca de riquezas, titulos e terras, ele sofre influencia do Pai e daqueles que ele convivia durante a conquista.

Quando ele está em uma missa em São domingos ( capital da republica dominicana) fica impressionado com o Padre Montesinos e com suas palavras sobre o massacre em terras caribenhas ,pois do ponto de vista cristão estavam desimando população indigena tanto pela guerra quanto pelas doenças.

Las casas então abre mão dos indios que tinha em suas terras, e volta para a espanha, entra para ordem dos dominicanos e se transforma em um grande téologo, ele quer que as autoridadrs da época se preocupem com o exterminio dos indios, ele quer discutir uma conquista pacifica, nesta época ele chega a ser considerado antipatriota,pois ele era Espanhol e devia servir a conquista apesar dela ser violenta,ele era contra o processo de colonização, contra a violência contra os indios e não contra a conquista.

A conquista se deu na época das grandes navegações,da revolução industrial,cientifica, e da contra reforma, las casas está vivendo um momento de debate contra a igreja,onde a igreja esta tentando afirmar seu poder.Las casas sente que deve salvar almas, ele diz que estão matando pessoas em quanto eles deviam ser salvos .

Foram inumeras as benfeitorias de Las Casas em prol dos ¨povos inferiores¨ , uma de suas decepções foi o chamado Interrogatório Jeronimico, quando apresentara a dois Cardeais Jimenez de Cisneros e Adriano de Utrech , Governadores regentes na ausencia do Rei dois memoriais em favor dos índios e denunciando os colonos, após analizes e investigações, conclui-se que os mesmos não possuiam condições de viverem livres e assim grande parte fora confinada em vilas. Entretanto, poucos meses mais tarde a grande maioria morreria por causa da rubeola. A segunda foi em 1520 com o fracasso de colonização pacifica em Cumaná, na venezuela. .Um ano mais tarde começou a redigir a Brevíssima Relacion, que se tornaria um dos livros mais polemicos de todos os tempos.

Mas também conseguiu duas vitórias, as novas leis de 1542 que praticamente encerraram as encomiendas, e as doutrinas juridicas expostas pelo reformador da teologia Francisco de Vitoria em 1550, que lhe garantiu a vitoria ante seu inimigo Juan Gines de Sepulveda, partidario da servidão natural dos índios. Aristóteles afirmava que, ¨... admitindo que esses bárbaros sejam tão tolos e obtusos como dizem, nem por isso se lhes deve recusar um poder verdadeiro e nem se deve contá-los entre os escravos legítimos¨ pg.24.

A decisão veio tarde, pois mais de noventa por cento da populaçao indigena estava exterminada, o genocidio permanece disfarçado atrás de rajadas de metralhadoras, roupas infectadas por micóbios e bombons envenenados.

A população indigena foi massacrada não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com