TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deuses Gregos

Casos: Deuses Gregos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 5

Zeus - Deus dos deuses, dos trovões e do céu. É o senhor do Olimpo .Destronou seu pai Cronos, para reinar no Olimpo.Representa a ordem e a victória, o seu símbolo é o trovão e a águia.

Hera - Deusa do casamento. Equivalente a Juno no panteão romano. Irmã e mulher de Zeus. Retratada como ciumenta e agressiva. Perseguia as amantes de Zeus e filhos de tais relacionamentos. Hera era muito vaidosa e sempre quis ser mais bonita do que Afrodite. É representada como um pavão com uma coroa de ouro na cabeça. Afrodite - Deusa do amor, do sexo, da regeneração, do casamento, da fecundidade e da beleza. Filha de Zeus e Dione. Nasceu da espuma da água. Desprezava todos os deuses que estavam encantados por ela, por isso, Zeus obrigou-a a casar-se com Hefesto. Os seus símbolos incluem a murta, o golfinho, o espelho, o pombo, o cisne e a romã.

Ares - Deus da guerra. Filho de Zeus e Hera. Teve muitas amantes, entre elas Afrodite. Era bonito, mas cruel e vaidoso. Adorava guerras e batalhas. É simbolizado com um arco.

Eros - Deus do amor. Filho de Afrodite e Ares. Até o seu irmão Antero nascer Eros foi sempre uma criança. Eros casou-se com Psique, com a condição de ela nunca lhe ver o rosto.

Atena - Deusa da guerra, sabedoria, das artes e das tragédias. Equivalente a Minerva em Roma. É filha de Zeus e Mêtis, nasceu da cabeça de seu pai, já toda desenvolvida e armada. Os seus símbolos são a oliveira, um escudo de guerra e uma coruja.

Éolo – Deus dos ventos. Filho de Posidon. Vivia na ilha flutuante da Eólia, com os seus seis filhos e com as suas seis filhas.

Posidon - Deus do mar equivalente a Neptuno em Roma. Filho de Cronos e Réia, irmão mais velho de Zeus. Casou-se com Anfitrite e com ela tem um filho, Tristão. O seu símbolo é um tridente. Héstia - Deusa dos laços familiares. Filha de Cronos e Réia. Jurou virgindade perante Zeus. Todos os deuses a adoravam. É simbolizada pela chama.

Apolo - Deus da luz. Mais tarde foi identificado como Hélios o deus do Sol. Filho de Zeus e Leto, noutras lendas filho de Hipérion e Téia e irmão gémeo de Ártemis. Apolo é representado como um jovem nu para simbolizar a pureza e a perfeição.

Ártemis – Inicialmente, deusa selvagem e da caça, mas mais tarde, foi considerada Selene a deusa da Lua. Filha de Zeus e Leto e irmã gémea de Apolo. É a mais pura e casta das deusas.

Deméter – Deusa das estações do ano, das terras cultivadas e das colheitas. É filha de Cronos e Réia. Os seus atributos são a espiga, o narciso e o pássaro grou. É propiciadora do trigo.

Hermes – A princípio era deus dos pastores e protector dos rebanhos, dos cavalos e animais selvagens; mais tarde tornou-se deus dos viajantes, posteriormente, Hermes tornou-se deus do comércio e até dos ladrões. Também é considerado deus da eloquência e patrono dos desportistas. Filho de Zeus e Maia, nasceu na Arcádia. Possuía uma grande inteligência

Dionísio - Era o deus das festas, do vinho, do lazer e do prazer. Filho de Zeus e da princesa Semele, foi o único deus filho de uma mortal. Eram-lhe consagrados: a pega, o bode e a lebre. É considerado também o deus protector do teatro.

Hades - Deus das profundezas, dos subterrâneos e das riquezas. Hades reinava sobre os mortos. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, Hades não é o deus da morte, mas sim o deus da pós-morte. Filho de Cronos e de Réia, era um deus de poucas palavras e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com