TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito De Propriedade

Trabalho Universitário: Direito De Propriedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria Do Direito De Propriedade John Locke

Locke se preocupou em construir um modelo político com teoremas aliados a demonstrações e método dedutivo que formaria premissas incontestáveis, e ao longo das suas obras ensaio sobre a tolerância, formulou a teoria do direito da propriedade, e através de seus fundamentos atribuir direitos e a criação do governo civil, e a aceitação desse governo aconteceria pelo nescessidade do homem de preservar a propriedade

A teoria do direito de propriedade é o tema central do seu pensamento político . Essa teoria foi uma critica as idéias de sir Robert Filmer, onde Locke rejeita a narrativa de Filmer, na qual afirma que Deus considera a Adão um poder paternal, sendo o patriarca o único proprietário. Essa autoridade teria sido transmitida por Adão a todos os príncipes que passariam a exercer os mesmos direitos aos súditos.

A argumentação de Locke começa com a demonstração da situação do homem no estado de natureza seguindo dois pontos de vista, o da razão natural que ressalta que os homens tem direito á sua preservação e por tanto à comida e a tudo que a natureza fornece a seu sustento, e o da revelação que afirma que Deus, “deu a terra aos filhos dos homens para o bem comum”.

Em síntese a concepção de Locke é de que a propriedade é um direito de todos os indivíduos e não exclusivo a Adão, sendo assim a humanidade possui direito a reivindicar o uso do mundo para sua subsistência. Entre tanto ele procura através da razão demonstrar aquilo que é revelado pela narrativa bíblica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com