TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditadura Militar

Resenha: Ditadura Militar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  Resenha  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava. No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defende as Reformas de Base. Três dias depois, asforças conservadoras promoveram, em São Paulo, uma marcha de protesto.

O receio de que o país caísse nas mãos doscomunistas, levou a que no dia 31 de março, tropas saídas dos quartéis de Minas Gerais e de São Paulo se dirigissempara o Rio de Janeiro, onde se esperava encontrar resistência por parte dos partidários do presidente, inclusive dasForças Armadas. João Goulart receando uma guerra civil deixa o país e exila-se no Uruguai.

O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai.

Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número Este cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos Nesse sentido, o Congresso Nacional foi pressionado de todas as formas pelos militares para a escolha do novo presidente da República.

O marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi o escolhido para completar o mandato iniciado por Jânio Quadros. Através do Golpe Militar de 1964, a história da República Brasileira recomeçava com outro olhar. Era o fim da República Populista e o começo do regime militar, que se estendeu até 1985.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com