TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditadura Militar

Trabalho Universitário: Ditadura Militar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  5.106 Palavras (21 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 21

BRASIL: DE GETÚLIO VARGAS À DITADURA MILITAR

2012.

BRASIL: DE GETÚLIO VARGAS À DITADURA MILITAR

Trabalho apresentado na disciplina de história como requisita de avaliação parcial referente ao 1º semestre turma: 3º EM A. Professora:

25 DE JUNHO DE 2013.

SUMÁRIO

SUMÁRIO 3

INTRODUÇÃO 4

1.1 REVOLUÇÃO DE 1930 5

1.2 GOVERNO PROVISÓRIO E GOVERNO CONSTITUCIONAL. 6

1.3 O DIP E O ESTADO NOVO (1937-1945) 8

1.4 A CRISE DO ESTADO NOVO E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. 10

1.5 GOVERNO DUTRA. 10

1.6 VARGAS VOLTA AO PODER 10

1.7 A POLÍTICA PATERNALISTA DE VARGAS. 10

1.8 GOVERNO JK 11

1.9 GOVERNO JÂNIO QUADROS. 12

1.10 GOVERNO JOÃO GOULART. 12

1.11 E A DITADURA PERSISTE. 13

1.12 O FIM DA DITADURA 15

CONCLUSÃO 16

REFERÊNCIAS 17

INTRODUÇÃO

Getúlio Vargas foi um daqueles políticos amados por muitos e odiados por outros tantos. Talvez seja a figura de maior destaque na República e a mais presente na memória política do povo brasileiro. Inaugurou no Brasil o populismo, um modelo político de manipulação dos anseios populares, onde o governante cria elementos que o identifique com as aspirações e com a vida desse povo sem, no entanto, pertencer a ele. Um modelo onde o governo se disfarça de popular faz algumas concessões ao povo para, no fundo, atender aos desejos da elite que representa. Esse tipo de política, nascida na década de 30, se estendeu – com algumas exceções - até o Golpe Militar de 1964.

A Era Vargas é dividida, tradicionalmente, em três fases: o Governo Provisório, o Governo Constitucional e a ditadura do Estado Novo.

Outro fato que merece destaque nada mais é do que o período mais conturbado da história do Brasil, a ditadura militar, que teve início com o governo de Vargas, mas que, porém, diferente do que muitos pensam não acabou com o fim deste governo, pelo contrario, ainda foi uma “arma” utilizada por vários governos que o sucederam. Além de que a partir desta fase começa uma era na política brasileira a qual marcou a história do país, com o crescimento industrial do país, também o aumento na dívida externa brasileira, entre outros fatos positivos e negativos presentes nos governos dos presidentes sucessores, é o que veremos a seguir.

1.1 REVOLUÇÃO DE 1930

A Revolução de 1930 foi um movimento armado liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com um golpe de estado, colocando um fim na República Velha. A ruptura da política café com leite entre São Paulo e Minas Gerais gerou a crise, o governo era do presidente Washington Luís. O maior partido político de oposição ao atual governo era a Aliança Liberal, liderado pelo então governador do Rio Grande do Sul, Getúlio Dorneles Vargas. Os paulistas indicaram Júlio Prestes para a presidência, enquanto os mineiros apoiaram a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas. Júlio Prestes saiu vitorioso, porém Getúlio Vargas e a Aliança Liberal não aceitaram a derrota e planejaram um golpe de estado. O golpe aconteceu em outubro de 1930 e tirou o presidente do poder.

Getúlio Vargas assumiu a chefia do Governo Provisório com amplos poderes, em três de novembro de 1930. Ao tomar posse em 1930, Getúlio Vargas discursou que o seu governo era provisório, mas tão logo começou a governar, tomou uma série de medidas que fortificaram o seu poder.

“O que não compreendem é que uma nação, como o Brasil, após mais de um século de vida constitucional e liberalismo, retrogradasse para uma ditadura sem freios e sem limites como essa que nos degrada e enxovalha perante o mundo civilizado!” (JÚLO PRESTES).

1.2 GOVERNO PROVISÓRIO E GOVERNO CONSTITUCIONAL.

• Governo provisório (1930-1934)

Vargas assumiu provisoriamente a chefia do país no dia 03/11/1930 e teve pela frente de enfrentar a missão de compor o novo governo atendendo os interesses dos variados grupos que haviam apoiado a revolução. Algumas medidas, tais como o fechamento de assembleias, o congresso e as câmaras municipais. A única fonte de poder passou a pertencer ao presidente. os primeiros anos da Era Vargas foram marcados pela forte presença dos “tenentes” nos principais cargos políticos do novo governo. Tal medida tinha como propósito anular a ação dos antigos coronéis e sua influência política regional. Controle sobre as comunicações de massa, especialmente o rádio (1922RJ- primeira emissora). A grande virtude de Getúlio no poder foi reconhecer as transformações que vinham se processando no país. Concedeu direitos aos operários, mas, ao mesmo tempo, criou mecanismos de controle e domesticação bastante eficientes.

“O decreto 19.770, de 19 de março de 1931, definia o sindicato como órgão consultivo e de colaboração com o poder público. [...] O exercício de qualquer atividade política dentro do sindicato foi proibido e estabeleceu-se que os cargos de direção só poderiam ser ocupados por brasileiros natos, afastando as antigas lideranças operárias imigrantes”.

• Constituição de 1934

No dia 16 de julho de 1834 nascia a terceira constituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com