TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditadura No Brasil

Trabalho Universitário: Ditadura No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

Aula 5: Entre os pontos principais dessa aula pode notar que além do assunto inicial que é os principais movimentos culturais da década 60 e 70, temos nessa aula uma breve abordagem sobre Martim Luther King e preconceito racial nos EUA, no período de 1950; é abordado também o Movimento Hippie e sua repercussão no país, logo em seguida o Movimento Feminista e o Movimento Maio de 1968.

Nas décadas de 1960 e 1970 tivemos no Brasil vários movimentos culturais que marcaram fortemente a juventude de sua época, deixando marcas expressivas na forma de pensar e de agir dos jovens de hoje em dia, sem dúvida os jovens foram o pilares de sustentação desses movimentos nessas décadas, assim como continua sendo nos dias de hoje. A década de 60 também conhecido como os anos rebeldes, teve no esporte a vitoria do Brasil na copa do mundo de 1962 tornando-o bicampeão mundial, momento de euforia e comemoração por parte dos brasileiros, na área de comunicação teve bastante relevância, pois em 1 de maio de 1963, a TV Tupi faz a primeira transmissão, em 65 é transmitido pela televisão o I Festival de MPB, em 67 ocorre a primeira transmissão de televisão via satélite e Criação da ArpaNet, em 1969, o famoso embrião da Internet. Nessa mesma década de 60, temos na área cultural a inauguração do MASP (Museu de Arte de São Paulo) em 1968 e nessa mesma década o movimento hippie ganha força. Na área de ciência e tecnologia destaco a chegada do homem a lua em 1969, lançamento do primeiro computador eletrônico, em 1967 acontece o primeiro transplante de coração na África do Sul e posteriormente em 1968 é realizado o primeiro transplante de coração no Brasil. Com relação a guerras e conflitos dessa década o marco é: a construção do Muro de Berlim, em 1961 e a Guerra do Vietnã.

A juventude dessa década vive um momento de transformação e evolução muito grande, eles são determinados e aguerridos, mostrando não só o Brasil,mas como o mundo que a mudança está nas mão dos jovens. Os jovens lutavam contra a ditadura, contra o preconceito, contra o consumismo cada vez mais crescente e desenfreado, lutavam por liberdade de expressão, dignidade, respeito e principalmente por direitos e deveres. Alguns historiadores como, por exemplo, Eric Hobsbawm classifica esses movimentos culturais como sendo na verdade revoluções culturais, pois apartir da família era que se dava inicio a reconstrução das novas relações sociais, mundo a fora.

Já nos EUA em 1950 é institucionalizado o preconceito racial, uma vez que: os negros eram tratados com descriminação e indiferença por parte da população branca, que era preponderante e dominante mesmo tendo entrado em vigor nos Estados Unidos, em 1° de janeiro de 1863, o Ato de Emancipação assinado pelo presidente Abraham Lincoln, que abolia a escravidão e na teoria garantia aos negros direitos iguais na socieade. Os negros tinha seus direitos violados constantemente e o pior de tudo é que muitas dessa violações eram institucionalizadas, como por exemplo o fato dos cidadãos americanos negros terem que ceder seus acentos nos ônibus toda vez que um branco entrace no ônibus e eles estivesse centados, quando é criado escolas só para negros, banheiros de brancos e outros só de negros, bares, restaurantes e alguns outros lugares só para branco. Nessa luta contra as desigualdades sociais e direitos civis o povo negro americano teve Martim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com