TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ditadura militar

Resenha: Ditadura militar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Resenha  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

A Ditadura Militar foi o período da politica brasileira em que os militares governaram o Brasil, entre os anos 1964 e 1985. Essa época ficou conhecida pela falta de democracia.

Deste a renuncia de Janio Quadros em 1961, o Brasil vivia uma crise politica. O vice João Goulart, assumiu apresidencia num clima tenso. O seu mandado ficou conhecido pela abertura as organizações sociais, mas a elite que se encontrava no poder era contra a ideia jango, acusando de esta planejando um golpe de esquerdista e de ser responsável pelos problemas que o país esta enfrentado na época.

No dia 13 de março de 1964 jango realizou um grande comício na central do Brasil, onde defendeu as reformas de base e prometeu mudanças radicais.

Seis dias depois 19 de março, os conservadores organizaram um protesto que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro de São Paulo que eram contra as intenções de jango , se protesto foi conhecido como Marcha da Familia com Deus pela Liberdade. No dia 31 de março 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo foram as ruas. Evitando uma Guerra Civil, Jango deixou o país e os Militares assumiram o poder.

Com os Militares no poder foram estabelecido o AI-1. Com 11 artigos, o mesmo dava ao governo militar o poder de alterar a constituição e cassar mandatos legislativos.

Durante o regime militar, houve um fortalecimento do poder central, especialmente do poder Executivo, caracterizando um regime de exceção.

A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. As organizações representativas da sociedade foram extintas. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes modificações na economia do Brasil: de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e de endividamento externo

.

No dia 10 de novembro de 1937, Gertulio Vargas anúncio uma nova fase politica no Brasil e a implantação de uma carta constitucional elaborada por Francisco Campos, o ministro da justiça. Era o inicio da ditadura do Estado Novo marcado pela nova constituição que entra em vigor. Entre os artigos da constituição ficava clara a concentração de poder na mão de Getúlio.

A constituição de 1937 significou a formalidade de impulsos e interesses de um governante para exercício de seu poder centralizado. A constituição, apesar de seu texto autoritário, não foram colocados em pratica. O Brasil no período de 1937 a 1945 viveu praticamente sem constituição, só sob domínio da Ditadura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com