TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie De Historia Geral

Artigos Científicos: Dossie De Historia Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  5.204 Palavras (21 Páginas)  •  1.018 Visualizações

Página 1 de 21

UNIDADE 1

PRÉ-HISTÓRIA / IDADE ANTIGA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Discorra sobre a Pré-História destacando as principais características dos períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

No período paleolítico os homens eram nômades, viviam da caça, pesca, não tinham moradia fixa, usava m pedra como instrumentos e descobriram o fogo. No período neolítico os homens eram sedentários começaram a viver em pequenos grupos, descobriram a agricultura e a cerâmica e a domesticar animais. E por último a idade dos metais foi o período das mudanças a substituições das pedras e madeiras por metais, confecções de armas e instrumentos mais funcionais.

2. Os historiadores convencionais dividiram a história em períodos conhecidos como Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Escreva sobre a duração de cada um dos períodos e sobre suas principais características relacionadas à religião, à política e à sociedade.

- IDADE ANTIGA - de 4000 a.C. até 476 d.C. (queda do Império Romano do Ocidente):

Na Antiguidade ocorre a queda do Império Romano do Ocidente. É estudada com estreita relação ao Próximo Oriente, onde surgiram as primeiras civilizações, sobretudo no chamado Crescente Fértil, que atraiu, pelas possibilidades agrícolas, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia. Abrange, também, as chamadas civilizações clássicas: Grécia e Roma.

- IDADE MÉDIA - de 476 d.C. até 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos):

Na Idade Média ocorre a conquista de e consequentemente a queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.

- IDADE MODERNA - de 1453 até 1789 (eclosão da Revolução Francesa):

A chamada Idade Moderna, quando da eclosão da Revolução Francesa. Compreende o período da invenção da Imprensa, os descobrimentos marítimos e o Renascimento. Caracteriza-se pelo nascimento do modo de produção capitalista.

- IDADE CONTEMPORÂNEA - de 1789 até os dias atuais:

A chamada Idade Contemporânea envolve conceitos tão diferentes quanto o grande avanço da técnica, os conflitos armados de grandes proporções e a Nova Ordem Mundial.

3. Que contribuições os antigos egípcios deixaram para a humanidade nos campos da economia, política, ciência, cultura e religião?

O Egito nasceu às margens do Rio Nilo, a economia era praticamente toda era vinda da agricultura, a sociedade egípcia era hierárquica, no alto da pirâmide estava o Faraó considerado deus (autoridade maior), abaixo dele estavam os sacerdotes, os militares e os escribas que também tinham grande importância para a sociedade, mais abaixo estavam os camponeses, os artesões e os comerciantes e por último os escravos. O Egito tinha dois tipos de linguagens a demótica – mais simplificada e a hieroglífica – mais complexa com utilizações de símbolos e desenhos. A religião predominante era a politeísta, ou seja, adoravam vários deuses, acreditavam na reencarnação e na imortalidade da alma. Na ciência destacou-se a matemática e a saúde, a matemática pelos estudos para construções das pirâmides e templos e a saúde com os procedimentos de mumificação.

4. Quais eram as propostas e os objetivos dos atenienses e dos espartanos no campo da educação?

Os espartanos tinham como objetivo a disciplina militar, a criança até 7 anos vivia com a mãe e após essa idade ficavam sob responsabilidade do governo, os meninos estudavam, praticavam exercícios físicos para se tornarem excelentes soldados, já as meninas também estudam e praticavam exercícios mais o treinamento era para a formação e excelentes mães de soldados. Somente após os 60 anos é que podiam ter cargos públicos e se dedicarem a novas atividades. Já os atenienses eram democráticos, a educação era para poucos, somente quem tinha condição de pagar por ela, os cidadãos eram quem davam as leis, eram considerados cidadãos os que nasciam na cidade e cujos pais eram atenienses. As mulheres, crianças, estrangeiros e escravos formavam a maioria da população ateniense e não participam da democracia de Atenas.

5. Disserte sobre as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura, ressaltando aspectos tipicamente romanos da época, como a república, o direito, o exército e a sociedade dividida nas classes dos patrícios e dos plebeus.

O direito romano o latim que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola. Na política ideia de republica e a justiça passaram a ser bem distribuída. E propriedade publica e particular.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais ou internet. Além disso, assista aos vídeos, quando houver indicações.

1. Reflita sobre a concepção de cidadania e democracia ateniense no período da Grécia Antiga. Registre suas impressões.

Eram cidadãos, cultos servia como referencia, para outros povos, políticos consciente, lutando pelo bem do seu povo estudara o melhor regime político, passarão por vários ate chegar na democracia, mas tinha preconceitos, contra estrangeiros e mulheres.

2. Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.

Apesar de tanto tempo as coisas não mudaram muito, naquela época eram oferecido aos povos diversões e algum alimento, hoje a diversão que temos é a televisão e o alimento oferecido são os auxilio do governo ex.: bolsa família, vale gás, etc.

3. Escreva sobre a importância da existência do Rio Nilo para a prática da agricultura no Egito antigo.

Por ser uma região desértica, a agricultura podia se desenvolver graças as enchente que se dava do mês de julho a setembro ,inundando e fertilizando com humo fertilizante natural.

4. As pirâmides foram destaques no Egito Antigo. Para que foram erguidas as pirâmides?

Para colocar os cadáveres mumificados principalmente dos Faraós, com o objetivo de preservar os corpos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com